Especiais

Na delicadeza do vidro, memórias em família, no Natal

Moradora de Pomerode que sempre decora sua árvore apenas com enfeites de vidro fala sobre a tradição familiar

24 de dezembro de 2023

Foto: Isadora Brehmer / JP

Delicadeza, beleza e tradição. Na casa de várias famílias pomerodenses já foi muito comum a montagem da árvore de Natal com enfeites de vidro. No entanto, hoje em dia, as decorações feitas deste material são cada vez mais raras, pelos mais diversos motivos, como a fragilidade dos enfeites e a perda de antigos fabricantes.

Mesmo assim, há aqueles que não abrem mão desta tradição e se empenham em manter e cuidar de seus preciosos enfeites feitos de vidro. É o caso da moradora de Pomerode Léa Lohse Alvarenga, que ainda decora sua árvore de Natal (um pinheiro natural), com enfeites de vidro.

O acervo da família conta com mais de 800 enfeites de vidro e, a cada ano, a família se reúne para selecionar quais farão parte da decoração da árvore de Natal.

“Tenho enfeites que eram da família, outros que nós adquirimos e alguns que foram presentes, de quem sabe que eu gosto. Dois deles, um relógio cuco e um quebra nozes, foram presentes da minha irmã, trazidos da Alemanha. Também, quando fomos para a Disney, com o ballet, trouxe de lembrança enfeites de Natal de vidro. A maioria dos enfeites são de família mas é sempre uma luta, porque buscamos repor quando enfeites quebram, e como o pinheiro é natural, tem que haver um cuidado e bastante paciência para enfeitar a árvore”, conta Léa.

A tradição de decorar a árvore de Natal com enfeites de vidro começa com a escolha do pinheiro natural. O pai de Léa, junto de um amigo da família, seleciona o pinheiro, então o corta e prepara a lata onde ele ficará fixo. Para isso, são utilizadas areia e pedras. Depois, é hora de a família escolher quais os enfeites que serão utilizados naquele ano.

“O momento de montagem da árvore acaba sendo todo em família, meus dois filhos ajudam desde pequenos e agora, já um pouco maiores, conseguem ajudar mais a escolher e colocar os enfeites. Os dois já aprenderam, desde cedo, que era sensível, delicado. Na árvore deste ano colocamos mais de 100 enfeites e decidimos todos juntos como será a decoração da árvore, ajudamos um ao outro e vivemos aquele momento unidos, o que acaba sendo muito especial, pois criamos memórias em família. Eu acredito que isso fará meus filhos saberem da importância do Natal e valorizarem esta tradição, pelas memórias afetivas envolvidas. Eu não abro mão deste ritual da nossa árvore já faz parte da preparação para o Natal”, destaca Léa.

Foto: Raphael Carrasco / JP

 

Foto: Isadora Brehmer / JP

 

A moradora de Pomerode também destaca que a questão de manter a decoração com enfeites de vidro faz parte das tradições de Natal da sua família e enaltece a beleza e a magia envolvidos neste tipo de decoração.

“Antigamente, os enfeites mais comuns eram as bolas de cores vermelha, amarela, azul e prata. Também existiam os lindos enfeites mais compridos, como gotas, com detalhes que parecem um retorcido, além de alguns que têm uma ‘abertura’. É um trabalho artesanal e maravilhoso. Antigamente, os enfeites também representavam coisas do dia a dia das pessoas, então por exemplo nós temos enfeites em formato de morango, de milho, das botas de Natal, o sino, peças diferentes e únicas, de certa forma”, conta.

Além dos enfeites de vidro, há mais dois elementos que não podem faltar na decoração da árvore de Natal: as velas e o algodão, representando a neve.

“Sempre usamos também as velas, que simbolizam a luz, e também o algodão, simulando a neve que havia na Alemanha, isso é uma tradição da família”.

Léa afirma que a montagem de uma árvore inteira com decorações de vidro é uma tarefa que exige cuidado e paciência, mas que isso também é parte da experiência completa do Natal.

 

Os filhos de Léa, Clara e Lucas, já participam da tradição da montagem da árvore. (Foto: Arquivo pessoal)

 

“Quando conseguimos montar a árvore, enfeitar e depois desmontar e guardar tudo, sem quebrar nenhum é uma vitória. Na hora de guardar os enfeites, usamos caixas de papelão, com as divisórias, pois ajuda a armazenar. Também sempre passo um pano úmido, ao abrir e quando vou guardá-las, porque a árvore solta uma seiva natural e acaba deixando um pouco sujo. Sabemos que hoje em dia é mais prático comprar a árvore artificial, pronta e enfeites de plástico, que também ficam lindos, pois o que importa é o simbolismo, mas para mim o Natal é completo com toda a experiência de montar a árvore. Montar a árvore natural, com enfeites de vidro é algo que precisa de tempo, mas penso que temos que priorizar as coisas que mais gostamos, também, pois o momento de montar a árvore com os filhos, com outros membros da família é importante”, afirma.

Por fim, Léa destaca as memórias trazidas a cada Natal, na hora de preparar a sua árvore, que mexem diretamente com o coração.

“Manter os enfeites de vidro é algo que vem da minha avó, que passou para minha mãe, depois a mim, e agora meus filhos também já seguem esta tradição conosco. Quando eu olho para minha árvore, hoje, com os enfeites de vidro, as velas e o algodão, simbolizando a neve, eu logo me lembro de entrar na sala da casa da minha avó, porque a árvore dela sempre era assim. Na noite de Natal nós acendemos as velas e sempre vivemos aquilo em família, pois o Natal é isso, viver aquela espera pelo nascimento de Cristo, verdadeiro significado do Natal”, finaliza.

Notícias relacionadas