Especiais

Mais de 25 anos de dedicação à literatura: conheça Viviane Hermann, bibliotecária municipal de Pomerode

Viviane Hermann, bibliotecária municipal, fala sobre amor pela profissão, no mês em que se comemora o seu dia

12 de março de 2024

Foto: Raphael Carrasco / JP

Formada em biblioteconomia em janeiro de 1997, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Viviane Hermann é, atualmente, a bibliotecária municipal de Pomerode, e se dedica à função de organizar a Biblioteca de Pomerode, além de participar de projetos de incentivo à leitura e à produção literária.

Além da Biblioteca Pública Municipal, na qual completou 24 anos de atuação, Viviane também já atuou em uma biblioteca universitária em Curitiba e nas Bibliotecas Escolares do Colégio Sinodal Doutor Blumenau e Colégio Fátima.

 

Por que decidiu seguir essa carreira? Qual a sua motivação?

Decidi por essa profissão pelo incentivo de um dos primeiros amigos que conheci quando cheguei do Rio Grande do Sul em Florianópolis, para estudar e trabalhar. Ele cursava biblioteconomia e me falava o quanto era bom, assim me incentivou a prestar o vestibular para esse curso, no qual eu realmente me realizei.

 

O que representa, para você, trabalhar com a literatura?

Para mim, o ato de trabalhar com literatura, nos dá a possibilidade de entendimento do mundo em que vivemos e essa percepção se inicia a partir da nossa infância e evolui de acordo com o nosso amadurecimento pessoal e intelectual, e com o projeto “Hora do Conto” vejo uma grande oportunidade de fomentar a literatura e a leitura, junto as crianças aqui na biblioteca, um ambiente propício, onde são estimulados a imaginação, tornando-as críticas e bem informadas por meio dos livros.

 

Como é fazer parte de um projeto tão importante de incentivo à literatura, como o Varal Literário?

Uma das principais imagens que vem à mente quando se fala em bibliotecário é apenas a catalogação e organização dos livros. No entanto, nós desempenhamos diversas outras atividades, com projetos de incentivo à leitura, que é o caso do Varal Literário, do qual me orgulho muito por poder dar continuidade com o apoio da Prefeitura, por mais de 19 anos consecutivos. Sendo um dos principais objetivos que alcançamos é a promoção da leitura criativa de obras literárias e criação de escritos próprios; incentivamos o protagonismo infanto-juvenil e com isso elevamos também, a autoestima de todos os nossos estudantes.

 

O que representa a literatura na sua vida?

A literatura nos traz inúmeros benefícios e quando estimulada desde a infância os impactos positivos podem ser muito maiores. A literatura emociona, diverte, faz pensar e mostra a realidade. Através da literatura desenvolvemos a criatividade, a imaginação, o senso crítico, estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, além de nos proporcionar um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos.

Notícias relacionadas