Mundo

Julgamento de Daniel Alves tem início, na Espanha

Ex-jogador é acusado de estupro, que teria sido cometido em dezembro de 2022

5 de fevereiro de 2024

Foto: Getty Images

Começou nesta segunda-feira, 05 de fevereiro, o julgamento do jogador de futebol Daniel Alves, preso preventivamente depois de ter sido acusado de estupro contra uma mulher, na Espanha.

O abuso sexual teria ocorrido em uma boate em Barcelona, no fim do ano de 2022. O julgamento do brasileiro terá três dias de depoimentos, perante ao Tribunal Provincial de Barcelona.

Daniel Alves será o último a depor no julgamento. Esta condição foi obtida junto à Justiça Espanhola. Neste primeiro dia de julgamento, a mulher que disse ter sido vítima do abuso sexual reforçou a acusação, mantendo a posição desde o início do processo.

Também foram ouvidas, nesta segunda-feira (05), uma amiga e uma prima da vítima, que estavam com a mulher na boate, quando o estupro teria sido cometido. Além delas prestaram depoimento dois garçons e o porteiro do estabelecimento.

Nesta terça-feira (06), haverá o depoimento de 22 testemunhas, incluindo um amigo de Daniel Alves, que estava na boate, e também a esposa do jogador, Joana Sanz.

O jogador está preso preventivamente desde 20 de janeiro de 2023 e já teve quatro pedidos de liberdade provisória negados pela Justiça espanhola, sob o argumento de risco de fuga para o Brasil.

Na Espanha, a pena máxima para o crime pelo qual Alves é acusado é de 12 anos, que é a condenação pedida pela equipe que representa a vítima. Já o Ministério Público pede nove anos de prisão para o ex-jogador.

Além disso, a Justiça já definiu que Daniel Alves deverá pagar 150 milhões de Euros, o equivalente a R$ 783 mil à vítima, se for condenado. Não foi definido um prazo para a apresentação da sentença final.

Notícias relacionadas