Mundo

VÍDEOS: após erupção vulcânica, Indonésia emite alerta de tsunami e aumenta nível de perigo

Aproximadamente 11 mil pessoas abandonaram as áreas de risco nesta quarta-feira

18 de abril de 2024

Foto: Divulgação

Um alerta de tsunami foi emitido na Indonésia após a erupção de um vulcão, na noite desta quarta-feira (17), juntamente com a elevação do nível de alerta para o Monte Ruang devido ao aumento da atividade vulcânica.

Vídeos que circularam nas redes sociais, mostram relâmpagos de cor roxa sobre o vulcão, acompanhados por uma nuvem de cinzas com quase 3 km de altura.

Nas últimas 24 horas, o Monte Ruang registrou pelo menos, cinco grandes erupções, o que levou as autoridades a temerem que uma parte do monte possa desabar no mar, provocando um tsunami, um cenário similar ao ocorrido em 1871.

Em 2018, a erupção do vulcão Anak Krakatoa, na Indonésia, resultou em um tsunami ao longo das costas de Sumatra e Java, causado pelo deslizamento de partes da montanha para o mar, resultando em mais de 400 mortes e milhares de feridos.

Como medida preventiva, aproximadamente 11 mil pessoas abandonaram as áreas de risco nesta quarta-feira, enquanto o governo pediu para que os moradores e turistas mantenham uma distância mínima de 6 km do vulcão.

Localizado em uma ilha remota no norte da Indonésia, o Monte Ruang tornou-se objeto de preocupação após a agência de vulcanologia alertar na segunda-feira (15) sobre o aumento da atividade vulcânica após dois terremotos recentes.

A Indonésia, situada no “Anel de Fogo do Pacífico”, é propensa a atividades sísmicas e vulcânicas devido à sua localização geográfica, abrigando cerca de 120 vulcões ativos.

Veja vídeos divulgados nas redes sociais: 

Vídeo: Divulgação

Vídeo: Divulgação

Notícias relacionadas