Casa & Construção

Foco no destaque

Uma fachada bem iluminada valoriza sua residência e dá destaque visual ao seu imóvel comercial também à noite.

13 de março de 2022

Foto: Divulgação

O projeto luminotécnico de um imóvel é extremamente importante e deve ser planejado desde o início da construção, porém, muitas vezes as pessoas se atentam apenas à parte interna e acabam esquecendo das áreas externas. Uma fachada bem iluminada valoriza sua residência e dá destaque visual ao seu imóvel comercial também à noite.

Caso você já esteja com sua construção pronta, ainda é possível investir em uma iluminação de qualidade fazendo uma pequena reforma para a passagem de fiação e adequando o projeto elétrico existente. Para ambos os casos, é necessário a contratação de um arquiteto que te ajudará no projeto luminotécnico, especificando posição das luminárias, tipos de luminárias e tipos de lâmpadas e de um profissional que fará o projeto elétrico.

A iluminação de fachadas pode ocorrer na própria edificação, utilizando paredes, beirais e marquises, nas áreas externas em muros, pisos e escadas ou ainda no próprio jardim, podendo estar entre a vegetação ou utilizando estruturas independentes. A escolha correta das lâmpadas e luminárias é bastante variável – por isso a necessidade de um projeto com planejamento – pois dependem do efeito desejado e do local de instalação.

Para a iluminação em paredes, utilizam-se arandelas que podem gerar efeitos muito interessantes de acordo com o design da peça, porém, é preciso estar atento ao modelo em virtude das intempéries, escolhendo peças específicas para esse fim. As luminárias de piso geram efeitos de impacto e potência em fachadas e jardins, dando destaque de forma diferenciada – todas as peças de piso devem ter proteção adequada. Para destaque em beirais, marquises e lajes, o uso de spots é o adequado, podendo se de embutir ou sobrepor – as opções direcionáveis são uma alternativa interessante para quem desejar direcionamentos de luz específicos.

As peças de jardim podem ser spots móveis – os famosos espetos, que podem ser colocados entre as plantas e ajustados de acordo com a necessidade – ou ainda peças avulsas que funcionam como balizadores. Ainda temos opções em fitas de led para áreas externas e de fachada, utilizadas principalmente para efeitos de iluminação indireta em escadas, sacadas e até muros. Para quem tem um imóvel comercial, a iluminação da fachada pode proporcionar um destaque visual extra, valorizando ainda mais seu espaço e sua marca. Contrate um arquiteto que poderá te ajudar em todas essas decisões e mãos à obra!

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Notícias relacionadas