Especiais

Estudante pomerodense ganha bolsa de estudos e vive experiência culturais na Alemanha

Maria Eduarda Gustmann ficou por quatro semanas na Alemanha, onde teve a oportunidade de conhecer diversos locais do país e ampliar seus conhecimentos

18 de setembro de 2022

Foto: Arquivo pessoal

A pomerodense Maria Eduarda Gustmann, aluna do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Sinodal Doutor Blumenau, retornou da Alemanha após ser selecionada para uma bolsa de estudos, financiada pelo Kultusministerkonferenz (KMK) – Conferência dos Ministros da Educação.

Maria Eduarda viajou para a Alemanha no dia 08 de agosto e ficou na Europa até 08 de setembro. A estudante conta que a oportunidade de conquistar a bolsa de estudos a partir de uma prova de proficiência (B1), que ela fez há dois anos, como parte do projeto Sprachdiplom, que o Colégio Doutor oferece.

“Acabei conseguindo um resultado muito bom e, a partir da minha nota e do meu histórico escolar, fui selecionada para as próximas fases. Foram feitas duas entrevistas com alunos de todo o país e então fui escolhida, juntamente com outra aluna do Rio Grande do Sul”, relata Maria Eduarda.

Por meio da bolsa de estudos, Maria Eduarda teve a oportunidade de conhecer museus, castelos, centros de pesquisa e universidades por toda a Alemanha, ampliando seus conhecimentos culturais. O programa tinha, em seu roteiro, uma viagem por diversos pontos da Alemanha.

“Entre eles visitei Bonn, Köln, Düsseldorf, Aachen, Dachau, Munique, Potsdam, Berlim e Mönchengladbach foi a cidade que fiquei hospedada em uma casa de família por duas semanas. Dividi essa experiência com pessoas de todos os cantos do mundo. Conheci culturas e costumes do mundo inteiro e fiz amigos inesquecíveis”, ressalta a estudante.

Ela comenta que já havia visitado a Alemanha antes, em 2019, com os pais, mas esta nova experiência não se compara com a chance de viajar sozinha e ampliar suas vivências.

“Acredito que tenha sido a melhor experiência da minha vida até agora. Sinto que essa viagem me fez crescer muito como pessoa, aprendi a fazer muitas coisas sozinha nessa viagem e tive momentos que vou levar para a vida toda. Descobri que vivenciar tudo isso na pele é completamente diferente da teoria em sala de aula. Foi realmente um mês que mudou a minha perspectiva sobre muitas coisas”, finaliza.

Notícias relacionadas