Especiais

Conheça Ozzy, o cãozinho que ficou famoso por ser “fã de volêi” e acompanhar jogos da Superliga no Galegão, em Blumenau

O cãozinho já virou presença constante no Ginásio Galegão, acompanhando os jogos de vôlei dos times da casa

8 de fevereiro de 2024

Ozzy nas arquibancadas do Ginásio Galegão e com o bicampeão olímpico Serginho. (Fotos: Arquivo pessoal)

Ele já virou uma estrela nacional e um mascote não-oficial dos times masculino e feminino de voleibol de Blumenau. Ozzy tem sete anos e é um cãozinho da raça Yorkshire que ficou famoso após aparecer com frequência nas arquibancadas do Ginásio Galegão, em Blumenau, quando as equipes da Apan/Roll-On e Bluvolei disputam alguma partida da Superliga, a competição de elite do voleibol nacional.

Os tutores do Ozzy, Tannylia Machado Correia e Richard Alexandre Correia, explicam que o Ozzy começou a ser um “frequentador assíduo” dos jogos de vôlei em março de 2022.

“O primeiro jogo que assistimos foi no dia 30 de março de 2022. Estávamos passeando no parque Ramiro Ruediger (eu, Ozzy e o Richard), quando ouvimos aquele barulho de torcida vindo do Galegão. Como eu adoro jogos, chamei o marido para ir até lá, ver o que era. Ao chegar na bilheteria, fomos carinhosamente atendidos pela Deby, que permitiu a entrada do Ozzy no Ginásio (neste primeiro momento, foi um teste para ver se ele se acostumaria com o ambiente). Ficamos no setor ao lado dos banheiros, para nos afastarmos um pouco da torcida que fica na entrada. Durante o jogo, o Ozzy dormiu, comeu, passeou pelas cadeiras da arquibancada, fez novas amizades e torceu eu alguns momentos. Na saída, passamos por alguns atletas que ficaram encantados com o Ozzy sendo carregado no canguru”, conta Tannylia.

E logo o cãozinho começou a conquistar o coração de atletas e torcedores. Em seu primeiro jogo, Ozzy tirou fotos com atletas da Apan, na época, como Renan Bonora, Paulo Carraro, Victor Baesso e Lucas Fonseca. “Além das fotos com os atletas, tiramos muitas outras fotos com os outros torcedores. Também passamos a tirar fotos com as jogadoras do Bluvolei, que o convidaram para vir também aos jogos delas. Então, como notamos que o Ozzy estava gostando, tanto do clima do jogo como da interação com as pessoas, continuamos indo aos jogos”, relatam.

Segundo os tutores, o Ozzy adora estar no ginásio e receber carinho dos atletas e torcedores. Além disso, Tannylia e Richard revelam que ele sempre se comporta bem quando estão no local.

“Ele sempre se comporta bem em todos os lugares (exceto em casa)! Ele torce (late), dorme, come, passeia pelas arquibancadas até encontrar alguém que lhe dê carinho. Eu gosto bastante de esportes e de torcer, o Ozzy adora vir ao ginásio torcer junto e somos muito bem recebidos desde a entrada, na bilheteria, com os seguranças, com a comissão técnica e com os jogadores (não só da Apan e do Bluvolei, como também dos times adversários), passamos a frequentar todos os jogos que podemos. Nos divertimos e criamos boas amizades”, ressalta Tannylia.

Ozzy e os tutores, Tannylia e Richard. (Foto: Arquivo pessoal)

 

Recentemente, com a Superliga 2023/24 em andamento, Ozzy inclusive teve a chance de conhecer ídolos e estrelas internacionais do voleibol, como o treinador multicampeão Bernadinho, o bicampeão olímpico Serginho, os campeões olímpicos Lucão, Douglas Souza, Thaísa além de atletas que defendem atualmente a Seleção Brasileira de Voleibol, nos naipes masculino e feminino.

“O Ozzy sempre foi recebido com muito carinho por todos. E, ao final dos jogos, ele está lá para duas coisas: comemorar junto a vitória ou consolar a derrota. Lembro uma vez que a equipe do Bluvolei venceu e as atletas do time adversário estavam saindo cabisbaixas. Quando a Melissa Ortega (ex-jogadora do Bluvolei) pegou o Ozzy e levou para as atletas do time adversário: a expressão delas se transformou da tristeza para a alegria! E ele sente todo esse carinho”, enaltece a advogada e tutora do Ozzy.

 

Por ser presença constante no Ginásio Galegão, o Ozzy chamou a atenção também nas transmissões televisivas das partidas da Superliga, aparecendo diversas vezes nas imagens feitas pelo canal por assinatura SporTV. A primeira vez em que Ozzy apareceu na transmissão foi no dia 11 de fevereiro do ano passado.

“Estávamos no ginásio, torcendo, quando recebi um Direct (mensagem no Instagram) de uma torcedora que conhecemos nos jogos, mas que neste dia não tinha ido ao Ginásio. Ela mandou uma mensagem dizendo que o Ozzy estava aparecendo na transmissão do vôlei, ao vivo. Enquanto eu lia a mensagem dela, meu celular tocou. Era meu pai, que mora em Maceió, dizendo que estava me vendo na TV com o Ozzy no jogo de vôlei. Neste momento, comecei a receber outras mensagens de parentes e amigos comentando sobre esta aparição do Ozzy na TV e enviando prints de um perfil de vôlei do antigo Twitter. Na hora eu fiquei surpresa, mas logo achei muito engraçado. inclusive, soubemos que durante a transmissão eles disseram: ‘O Ozzy vem para cá todos os jogos’. E: ‘tem 2600 pessoas no Galegão mais o Ozzy’! Agora tivemos os dois jogos da APAN que foram transmitidos e que também mostraram o Ozzy. Eu fico bem feliz, pois sempre cria uma resposta bem positiva das pessoas, sempre com comentários carinhosos para ele. Isso me deixa com o coração bem alegre”.

E com tanta atenção, nada mais justo do que o Ozzy ser encontrado e reconhecido nas redes sociais. No Instagram, foi criado o perfil @ozzyocachorrocrente, no qual são compartilhados os registros da “tietagem” do Ozzy aos atletas e deles ao cãozinho, além de outras aventuras da família.

“O Ozzy sempre gostou muito de passear. Na verdade, ele adora estar conosco em todo e qualquer lugar. E levamos ele para onde podemos. Quando tinha apenas 5 meses, o Ozzy fez sua primeira viagem para Maceió, de carro, pois temos outros dois cachorros e não poderíamos levar os três na cabine do avião. Então, ele acostumou a fica conosco todo o tempo. Somos evangélicos e, em nossa igreja Comunidade Rio de Deus, antes da pandemia, os cultos era celebrados nas noites de domingo. Certo domingo, estávamos com o Ozzy e, se o levássemos para casa iríamos nos atrasar para o culto. Então, perguntamos aos nossos pastores se ele poderia assistir ao culto junto e eles disseram que não tinha problema. A partir de então, o Ozzy sempre vai conosco para os cultos, vigílias, comemorações da igreja e até para a Marcha para Jesus! E as pessoas sempre tiravam fotos com ele. Então, uma amiga da Igreja, Juliana, sugeriu criar um perfil no Instagram para postar as fotos dele. E, por ele ir sempre para a igreja, ela deu este nome (Ozzy, o cachorro crente). Assim, todos podem acompanhar as aventuras do Ozzy e ver as fotos tiradas com ele. Os passeios ao shopping são os mais demorados, pois ele quer sempre cumprimentar todos, sejam humanos ou sejam doguinhos”, explica Tannylia.

Ozzy tem a companhia dos dois irmãos, em casa. (Foto: Arquivo pessoal)

 

A tutora destaca, também, que o Ozzy está em locais públicos, com muitas pessoas, pois fica confortável assim. Além disso, o foco do casal é sempre garantir o bem-estar dele.

“Cada cachorro possui uma personalidade única. O Ozzy, diferente de nossos outros dois cachorrinhos, adora sair, passear, estar com pessoas. Por isso, levamos ele para todos estes passeios. No ginásio, para os jogos de vôlei, vejo se ele está à vontade, levo água fresca e algum petisco (ele sempre pede). No inverno, coloco um cobertor para ele deitar e no verão, levo ventiladorzinho ou mesmo um condicionador de ar portátil, para que ele possa ficar confortável. Quando notarmos que ele não está mais feliz e confortável com os jogos, ele parará de ir, pois a saúde e o bem-estar dele são mais importantes. Então, aproveitem bastante o Ozzy, pois ele adora receber o carinho de todos. E, se você quer ter um aumiguinho, adote em lares de acolhimento”, finaliza.

Foto: Arquivo pessoal

 

Ozzy com os times do Bluvolei e da Apan/Roll-On. (Fotos: Arquivo pessoal)

Notícias relacionadas