Coluna da Acip

Coluna da Acip – 25 de março

A Coluna desta semana destaca as ações da Semana da Água e os trabalhos do Núcleo de Artesanato

25 de março de 2022

Capacitação das artesãs da Rota do Enxaimel, realizado pelo IDIT - Instituto de Design, Inovação e Tecnologia. (Foto: Divulgação / Acip)

Semana da Água

Na Semana Municipal da Água, uma cartilha com dicas interessantes para você diminuir o consumo de água dentro de casa, evitando desperdícios. Ela traz também curiosidades sobre o sistema de abastecimento de água da nossa cidade. Faça o download através deste link e ajude a preservar esse recurso essencial na nossa vida!

 

Núcleo de Artesanato

Iniciou na última quarta (22) um projeto de capacitação das artesãs da Rota do Enxaimel, realizado pelo IDIT – Instituto de Design, Inovação e Tecnologia. O trabalho terá duração de alguns meses, e focará em capacitar as artesãs para desenvolver seus produtos, valorizando suas técnicas para maior sucesso comercial.

O Instituto já realizou outros projetos de capacitação de artesanato bem-sucedidos no Brasil, como os trabalhos “Das Catarinas” e “Entre Contrastes”.

O projeto com a Rota tem um custo aproximado de R$ 50 mil, que está sendo custeado pelo SEBRAE e pela VIACREDI, dentro de um projeto firmado com a Associação Rota do Enxaimel.

O núcleo de artesanato da Rota do Enxaimel já possui um nome: se chamará Handwerk, que significa “trabalho manual” em alemão. Também foi desenvolvida uma logomarca, que representa um coração com os traços da técnica Bauernmalerei.

O núcleo surgiu dentro do trabalho da Associação Rota do Enxaimel há sete meses, e desde dezembro também está sendo assessorado pela Associação Empresarial de Pomerode – ACIP. Para o consultor de núcleos Maurício Nienow, as perspectivas são muito positivas: “a integração do design ao produto artesanal pode tornar os produtos mais bonitos, mais úteis e mais atrativos, resultando em valorização na comercialização”.

Os produtos das artesãs do Handwerk podem ser encontrados no Clube XV de Novembro, todos os finais de semana.
Artesãos interessados em participar deste núcleo podem entrar em contato com a ACIP pelo telefone 3387-2514.

 

Notícias relacionadas