Coluna da Acip

Programa Observador Social Mirim – Coluna da Acip (17/06)

Confira a Coluna da Acip, que fala sobre o projeto Observados Social Mirim

17 de junho de 2022

Foto: Divulgação

O Observatório Social do Brasil – Pomerode conta com um espaço para o exercício da cidadania, o qual deve ser democrático e apartidário reunindo o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública, bem como o acompanhamento das licitações.

Desta forma, cada Observatório é integrado por cidadãos que transformam o seu direito de indignar-se em atitude: em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos.

Atualmente, um dos maiores projetos integrado é o Programa do Observador Social Mirim, que atende todas as escolas públicas e privadas de Pomerode, este programa foi criado em 2016 pelo Observatório Social de Brusque, que em parceria com a AMVE (Associação do Municípios do Vale Europeu) os alunos do 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental recebem um material de apoio pedagógico.

A primeira aplicação do Programa Observador Social Mirim em Pomerode aconteceu em 2019, onde cerca de 400 alunos foram beneficiados, porém em virtude da pandemia, o Programa foi suspenso, retornando somente neste ano.

O Programa Observador Social Mirim trata-se de um complemento educacional e tem como principais objetivos instigar a motivação de valores relacionados à responsabilidade individual e coletiva, a importância social dos tributos como instrumento para a construção de uma sociedade mais justa, a prevenção e o combate à corrupção, atitudes individuais corretas, assim como também a questão do voto consciente.

Ao final da aplicação, os alunos recebem um certificado e uma lupa, como símbolo do Observatório Social, e partir de então, estão aptos a serem os novos Observadores Mirins da nossa cidade!

Notícias relacionadas