Casa & Construção

Casa & Construção: um charme na cozinha!

Confira os destaques da coluna Casa & Construção desta semana

31 de agosto de 2022

Foto: Viva Decora

Tá querendo dar uma atualizada na sua cozinha de um jeito rápido? Então invista num lindo rodabanca.
Também conhecido como backsplash, o rodabanca nada mais é do que a proteção que colocamos na parede sobre a bancada de cozinha ou banheiros. Sua função principal é a proteção e o auxílio na limpeza das paredes, principalmente, nas áreas de pia e fogão.

Na realidade atual os ambientes de cozinha não possuem mais todas as paredes revestidas em cerâmica ou porcelanato, como era padrão anos atrás.

Com a evolução dos acabamentos, hoje, é possível pintar as paredes e colocar a proteção com revestimento apenas na altura das bancadas de trabalho, evitando, assim, sobrecarregar o espaço com tantas informações visuais, evitando custos elevados.

A opção mais básica e clássica, geralmente utiliza o mesmo material da bancada para o revestimento do rodabanca – seja granito, mármore ou porcelanato – criando, assim, unidade visual e um aspecto elegante e clean. Para quem quer algo diferenciado, utilizar revestimentos cerâmicos ou de porcelanato é uma excelente opção para o backsplash.

A variedade de modelos e cores existentes no mercado é imensa, o que facilita muito na hora de escolher algo que combine com a decoração existente, com os móveis e com a personalidade da família.

As peças coloridas trazem alegria e um ambiente descontraído, os amadeirados trazem um aspecto natural e confortável e os marmorizados são perfeitos para quem busca elegância e sofisticação.

As opções com formato do tipo tijolinho – ou subway tiles – vêm sendo muito procurados para este uso nos rodabancas, em virtude das opções de cores e facilidade de colocação. O rodabancada pode ser aplicado apenas a partir da altura da bancada, reduzindo, assim, a quantidade de material utilizado caso fosse aplicado em todas as paredes. Da mesma maneira, eles não precisam ser aplicados até o teto, podendo, para isso, utilizar acabamentos tipo filete ou com a própria marcenaria planejada.

Para quem já está com a cozinha pronta, também é possível colocar um rodabanca – existem opções adesivas, em placas de PVC e o próprio porcelanato que pode ser aplicado sobre o reboco existente.

Independente do tipo de rodabanca escolhido, um arquiteto te ajudará a escolher as opções ideias para o seu ambiente, fazer o projeto e detalhamento da paginação e calcular todos o materiais necessários. Dessa maneira, o rodabanca passará a ser o destaque da sua cozinha. Mãos à obra!

 

Foto: Pinterest

 

Foto: Pinterest

 

Foto: Portinari

 

Foto: Portobelo Sa

 

Foto: Vai_com_tudo_com

 

Foto: Decor Fácil

 

Foto: Ideal Home

 

Foto: Luiza Carvalho

 

Foto: Meu lugar quinto andar

Notícias relacionadas