Casa & Construção: um charme na cozinha!
Confira os destaques da coluna Casa & Construção desta semana
Foto: Viva Decora
Tá querendo dar uma atualizada na sua cozinha de um jeito rápido? Então invista num lindo rodabanca.
Também conhecido como backsplash, o rodabanca nada mais é do que a proteção que colocamos na parede sobre a bancada de cozinha ou banheiros. Sua função principal é a proteção e o auxílio na limpeza das paredes, principalmente, nas áreas de pia e fogão.
Na realidade atual os ambientes de cozinha não possuem mais todas as paredes revestidas em cerâmica ou porcelanato, como era padrão anos atrás.
Com a evolução dos acabamentos, hoje, é possível pintar as paredes e colocar a proteção com revestimento apenas na altura das bancadas de trabalho, evitando, assim, sobrecarregar o espaço com tantas informações visuais, evitando custos elevados.
A opção mais básica e clássica, geralmente utiliza o mesmo material da bancada para o revestimento do rodabanca – seja granito, mármore ou porcelanato – criando, assim, unidade visual e um aspecto elegante e clean. Para quem quer algo diferenciado, utilizar revestimentos cerâmicos ou de porcelanato é uma excelente opção para o backsplash.
A variedade de modelos e cores existentes no mercado é imensa, o que facilita muito na hora de escolher algo que combine com a decoração existente, com os móveis e com a personalidade da família.
As peças coloridas trazem alegria e um ambiente descontraído, os amadeirados trazem um aspecto natural e confortável e os marmorizados são perfeitos para quem busca elegância e sofisticação.
As opções com formato do tipo tijolinho – ou subway tiles – vêm sendo muito procurados para este uso nos rodabancas, em virtude das opções de cores e facilidade de colocação. O rodabancada pode ser aplicado apenas a partir da altura da bancada, reduzindo, assim, a quantidade de material utilizado caso fosse aplicado em todas as paredes. Da mesma maneira, eles não precisam ser aplicados até o teto, podendo, para isso, utilizar acabamentos tipo filete ou com a própria marcenaria planejada.
Para quem já está com a cozinha pronta, também é possível colocar um rodabanca – existem opções adesivas, em placas de PVC e o próprio porcelanato que pode ser aplicado sobre o reboco existente.
Independente do tipo de rodabanca escolhido, um arquiteto te ajudará a escolher as opções ideias para o seu ambiente, fazer o projeto e detalhamento da paginação e calcular todos o materiais necessários. Dessa maneira, o rodabanca passará a ser o destaque da sua cozinha. Mãos à obra!