Casa & Construção

Coringa na cozinha

Os materiais para essa bancada multiuso dependem logicamente da sua decoração existente

25 de abril de 2021

Se existe um móvel super prático, bonito e multi funções dentro de uma cozinha, é a bancada de refeições. Além de charmosa, ela separa visualmente os setores dentro de uma casa com ambientes conjugados e também se torna um item indispensável para as tarefas do dia-a-dia. Seja para apoiar itens, receber visitas ou para as refeições da família. E não importa se a sua casa é pequena ou grande, ela pode se encaixar de diversas maneiras junto a sua cozinha através de um planejamento de mobiliário.

Os materiais para essa bancada multiuso dependem logicamente da sua decoração existente, da sua preferência – algumas pessoas preferem materiais mais quentes, outros preferem mais frios – e do uso.

Para bancadas que serão utilizadas apenas para as refeições, é possível usar materiais que tenham menos resistência a manchas e batidas, como por exemplo, madeiras, mármores, vidro ou MDF. Para bancadas que receberão também uso no preparo dos alimentos, ou que possuam cuba ou fogão em anexo, o uso de materiais mais resistentes é necessário, como granitos, porcelanatos ou inox.

Essa bancada pode estar apoiada sobre uma parede de alvenaria, sobre os móveis planejados ou ainda ser confeccionada inteira do mesmo material, tendo pés laterais e espaço livre na parte inferior.

O tamanho mínimo para uma bancada de pequenas refeições é 35cm de profundidade, garantindo que um prato possa ser apoiado e as pernas fiquem livres embaixo, porém, bancadas com 45cm a 50cm são as ideais. Mas nada impede que você faça sua bancada ainda maior e coloque tudo no mesmo móvel – cuba, fogão e refeições!

A altura da bancada de refeições pode ser de 1m para uso com banquetas altas ou pode ser mais baixa na altura de mesa para quem preferir o uso com cadeiras.

Nesses dois casos, a bancada de refeições fica com um desnível em relação a bancada de trabalho básica. Ainda é possível fazer as bancadas em nível de 90cm – mesma altura dos demais móveis da cozinha – utilizando assim banquetas reguláveis ou de altura média.

Quanto às cores, é sempre importante verificar a decoração do ambiente, iluminação, cor dos móveis e o tipo de material que será utilizado, para criar uma atmosfera aconchegante e um ambiente lindo. Contrate um arquiteto e invista nesse coringa para a sua cozinha. Mãos à obra!

Por Cristina Fausel

Notícias relacionadas