Casa & Construção

Casa & Construção: Conversation Pit

Chamadas de conversation pits, esses tipos de ambientes eram as antigas salas de estar das residências

31 de julho de 2022

Foto: Tendence

Para quem não associou o título com arquitetura, é só olhar as imagens e fazer uma viagem no tempo. Muito comuns nas décadas de 1960 e 1970, as famosas “salas rebaixadas” estão de volta como tendência.

Chamadas de conversation pits, esses tipos de ambientes eram as antigas salas de estar das residências, onde realmente se prezava pela boa conversa e convivência. Com o passar dos anos, as salas acabaram se transformando em espaços para assistir televisão e o design do ambiente mudou.

Hoje, com as pessoas adquirindo consciência sobre a necessidade de qualidade de vida e conectividade social, essas salas ressurgem com uma releitura mais moderna e despojada.

Os ambientes rebaixados estão conectados aos demais ambientes da casa, porém, com uma separação apenas visual através de pequenos desníveis em degraus. Esse desnível favorece algumas questões como amplitude do ambiente – dando a sensação de um espaço mais arejado e iluminado – mas ao mesmo tempo cria um espaço íntimo e convidativo para relaxar, devido a sensação de acolhimento proporcionada pelo rebaixo do piso.

Algumas dessas salas podem ter sofás sob medida em toda a sua borda lateral, criando assim um ambiente ainda mais aconchegante. Os espaços rebaixados podem ser dentro de casa, mas também podem ocupar espaços em áreas externas como decks de piscina ou varandas.

Nos espaços externos, é bastante comum encontrarmos junto aos sofás, uma grande lareira, estimulando ainda mais a convivência no espaço. Mas como todo ambiente com degraus, é preciso ter atenção com a segurança, usando proteção contra quedas nas áreas necessárias e adaptando o acesso à sala para quem possui mobilidade reduzida.

Seja para jogar conversa fora, curtir uma lareira ou apreciar a paisagem, as salas rebaixadas vão trazer um visual único e acolhedor para a sua casa. Mãos à obra!

Foto: Casa e Decor

Foto: Archdaily

Foto: Denzilla

Foto: Digs

Foto: Mandala House

Foto: Pinterest

Foto: Swatt Myers

Foto: Tua Casa

Notícias relacionadas