Casa & Construção

Casa & Construção: complementando seu banheiro

Confira as dicas da coluna Casa & Construção

14 de agosto de 2022

Foto: West Wing

Revestimentos instalados, louças e metais escolhidos, e agora bateu aquela dúvida na hora de instalar os acessórios no seu banheiro. Qual cor? Modelo? Posição? As dicas dessa semana te ajudarão a escolher esses detalhes finais do seu banheiro novo ou renovar e trocar as peças daquele antigo.

A escolha inicia pela cor dos acessórios, que pode ser igual aos metais do chuveiro, registros e torneiras, ou caso deseje dar uma modernizada, utilizar uma cor e acabamento completamente diferente. O mercado oferece hoje muitas opções nesse sentido, com cores como dourado, cobre, grafite, preto, prata e bronze, em acabamentos foscos, escovados ou cromados.

Na hora de escolher esses acessórios, é importante levar em conta o revestimento usado nas paredes e piso e o estilo de decoração do banheiro – moderno, clássico, contemporâneo etc.

A maioria das marcas de metais trabalha com linhas completas de produtos que vão desde torneiras e chuveiros, até acessórios, tais como toalheiros, papeleiras e outros, facilitando, assim, a escolha final e uma combinação certeira entre as peças. Mas para quem deseja utilizar linhas e modelos diferenciados, é necessário analisar o design dos produtos, para que combinem entre si e harmonizem com os já existentes. Nesse caso, a contratação de um profissional pode ajudar a esclarecer essas dúvidas, fazendo uma especificação de produtos detalhada e o projeto de instalação desses itens.

Os acessórios essenciais são toalheiros, papeleira, cabides e prateleiras. Os toalheiros podem ser de parede – modelo argola ou barra – de piso, ou de bancada. O tipo argola e de bancada são utilizados para toalhas de rosto ou lavabo, enquanto as barras e os toalheiros de piso são utilizados para toalhas de banho, facilitando a secagem. Existem, ainda, as opções de toalheiros de parede aquecidos, que são muito úteis em regiões com muita umidade ou hotéis e pousadas.

As medidas desses toalheiros são diversas, desde 30cm para toalhas de rosto, até maiores, para uma ou duas toalhas ao mesmo tempo. Os cabideiros – ganchos – de parede também podem servir para pendurar toalhas, mas seu uso principal seria para roupas ou roupões. Eles podem ser simples com apenas um gancho, ou duplos.

As papeleiras – ou porta papel higiênico – podem ser de parede, facilitando para quem possui pouco espaço dentro do banheiro, ou podem ser de piso, muitas vezes, com suporte para rolos extras, revisteiro e lixeira acoplada. As prateleiras são um acessório indispensável dentro dos banheiros, seja na área do box para suporte de itens de banho, ou para a área comum do ambiente, ajudando na organização. Essas prateleiras podem ser fixadas na parede ou penduradas no próprio box.

A maioria dos acessórios são feitos em metal, mas nada impede que você utilize peças diferenciadas em madeira, acrílico ou plástico – compradas prontas ou feitas sob medida por profissional. Algumas marcas disponibilizam, também, acessórios em cerâmica, trazendo um ar vintage e, ao mesmo tempo, sofisticado para o seu banheiro. Se inspire com as imagens e mãos à obra!

Foto: Deca

 

Foto Decor Fácil

 

Foto: Decor Facil

 

Foto: Decor Fácil

 

Foto: Ideias Decor

 

Foto: Livdeora

 

Foto: Pinterest

 

Foto: Pinterest

 

Foto: Pinterest

 

Foto: Pinterest

Notícias relacionadas