Casa & Construção

Casa & Construção: charme na cozinha

O tema de hoje será a madeira em bancadas de cozinha e de que forma ela pode agregar um charme extra no seu projeto.

9 de abril de 2022

Foto: Homeit

A madeira é a queridinha dos arquitetos e decoradores para vários usos, e tudo isso se deve ao seu potencial como material, mas também pela sua beleza, usando esse elemento natural para trazer sofisticação e aconchego para os ambientes.

continua após a publicidade

O tema de hoje será a madeira em bancadas de cozinha e de que forma ela pode agregar um charme extra no seu projeto. Utilizada principalmente em cozinhas americanas, a madeira vem ganhando espaço dentro das cozinha no Brasil apesar do preconceito ainda existente pela maioria, alegando que ela não pode ser usada em áreas com umidade ou com grande manuseio diário.

Caso você queira trazer a madeira para as bancadas da sua cozinha, é possível sim, desde que a peça seja protegida adequadamente – é necessário impermeabilização com verniz marítimo ou resina epóxi para as áreas molhadas. É possível usar a resina também na versão alto brilho, garantindo um visual ainda mais diferenciado. Optar por cubas que não sejam de embutir e tenham acabamento superior e escorredor do mesmo material também ajuda a prolongar a vida da sua bancada, evitando a absorção excessiva de água pela madeira, que pode gerar mofo ou bolor.

continua após a publicidade

Para as áreas mais secas, como bancada de trabalho ou refeições, a impermeabilização pode ser mais branda, com apenas óleos ou ceras, para ajudar a proteger de riscos e atritos mais leves. Nas áreas secas ainda é possível fazer sua bancada com painéis laminados industrializados, que resistem ao dia a dia e que oferecem uma gama de cores e padrões maiores que a madeira natural.

Se engana quem acha que as bancadas de madeira apenas se encaixam em projetos mais rústicos – o uso delas em projetos modernos e clássicos se destaca. As cores claras podem ser usadas indiscriminadamente, enquanto as escuras devem garantir um equilíbrio entre a cor dos móveis e das paredes, para não sobrecarregar visualmente o ambiente.

Fazer a manutenção da impermeabilização é imprescindível para prolongar a vida útil da madeira e o cuidado é essencial – mesmo para os painéis industrializados – pois é um material mais sensível do que as pedras normalmente utilizadas em cozinha, porém menos frio e muito mais aconchegante, não é? Mãos à obra!

Foto: Casa e construção org

 

Foto: Decor Facil

 

Foto: Decor Facil

 

Foto: Pinterest

 

Foto: Pinterest

 

Foto: Tua Casa

 

Foto: Viva Decora / Liliana Zenaro

 

Foto: AEAJAU

 

Foto: Casa De Valentina

Notícias relacionadas

Mais Lidas

Publicidade