Casa & Construção

Beleza e aconchego

A madeira utilizada em painéis tem grande impacto nesse sentido, pois trabalha em grandes superfícies e traz recursos infinitos para criação de divisórias ou móveis

28 de março de 2021

Muitas vezes entramos em um ambiente e nos sentimos desconfortáveis, com uma sensação de inquietude ou mal estar. Você sabia que isso está diretamente relacionado a decoração deste espaço? Logicamente, itens essenciais como ergonomia, iluminação e ventilação devem ser levados em conta, mas essencialmente qualquer ambiente pode ser transformado através da decoração em um local confortável, saudável e bonito.

continua após a publicidade

Grande parte desses valores é possível conquistar através do uso da madeira natural ou de elementos que simulem sua estética. Portanto, ao utilizarmos esse recurso na decoração, podemos deixar um ambiente muito mais acolhedor e aconchegante, transformando ambientes frios em verdadeiros ninhos.

A madeira utilizada em painéis tem grande impacto nesse sentido, pois trabalha em grandes superfícies e traz recursos infinitos para criação de divisórias ou móveis em grande escala. A versatilidade da madeira ainda permite que se possa trabalhar em painéis lisos, com efeitos em 3d – como ripados ou geométricos – ou ainda elementos vazados feitos com corte laser. Os painéis lisos permitem a colocação de portas camufladas, no caso de utilizados como divisória entre ambientes, ou de iluminação indireta quando utilizados como painéis de sala ou em nichos, por exemplo. Os painéis ripados são uma grande tendência atual e podem ser combinados com uma iluminação linear embutida, criando efeitos estéticos de destaque.

continua após a publicidade

E para quem pensa que esses painéis são utilizados apenas nas paredes, se engana – eles podem ser aplicados em tetos ou em grandes superfícies de piso, simulando um deck. Para a confecção dos painéis é possível utilizar madeira maciça, garantindo mais vida útil e podendo ser usados em espaços com intempéries, ou ainda, podem ser confeccionados em pranchas de MDF ou similar, o que proporciona mais opções de cores e padrões amadeirados, baseados na grande quantidade de catálogos de fabricantes disponíveis no mercado.

A contratação de um arquiteto ou designer de interiores é extremamente importante, pois os painéis precisam de um projeto de detalhamento e execução para a confecção em marcenaria, além é claro, de um planejamento elétrico e de iluminação. Invista nos painéis de madeira sem medo, pois eles nos remetem a natureza e ao natural, à um conforto visual conhecido e de tranquilidade. Mãos à obra!

Por Cristina Fausel

Notícias relacionadas

Mais Lidas

Publicidade