Casa & Construção

Casa & Construção: ampliando o seu “apê”

Confira os destaques da Coluna Casa & Construção desta semana

5 de junho de 2022

Foto: Dellano

Com o constante crescimento das cidades, é cada vez mais comum vermos prédios sendo construídos para absorver a demanda de moradia para a população. Muitos destes empreendimentos optam por criar apartamentos pequenos, em virtude de demanda de público, custos ou por restrições de lotes ou de planejamento urbano. A coluna desta semana te dará dicas de recursos para ampliar seu espaço – buscando um lar aconchegante e cheio de estilo.

Antes de mais nada, é preciso entender que espaços pequenos necessitam de menos informação visual – para que não fiquem carregados visualmente. Para isso, opte por acabamentos pequenos e básicos – rodapés lisos e baixos, rodapés invertidos, cantoneiras retas no teto, guarnições de portas pequenas (ou sem guarnições) e nada de molduras ou roda meio nas paredes.

Todas as linhas criadas nas paredes acabam “cortando” o ambiente visualmente ou criando pontos de distração visual. Isso vale também para os forros – se puder abrir mão de rebaixos e sancas, utilizando a própria laje ou forro liso básico, o seu ambiente cresce visualmente, dando uma amplitude ao espaço.

A segunda dica fica por conta dos pisos. Utilizar a mesma padronagem em todos os ambientes ajuda a criar a sensação de unidade entre os cômodos, dando a impressão de um ambiente maior – se forem ambientes integrados, essa sensação se torna ainda mais evidente. Aí já surge a outra dica: INTEGRE. Ambientes multifuncionais ajudam a melhorar a dinâmica dos moradores, ajudam a ganhar espaço, melhoram a iluminação natural e ainda deixam seu apto mais convidativo.

Os ambientes que podem ser integrados vão desde os sociais como cozinhas e salas, até os íntimos, que podem ter banheiros ou escritórios livres de parede junto ao quarto, criando a sensação de amplitude tão desejada. A última dica fica por conta da decoração final. Uniformizar os tons usados nas paredes, acabamentos e móveis, criando uma paleta que combine entre si e que se repita nos cômodos, ajuda a criar a ideia de unidade visual para os seus espaços.

Pensar em cada ambiente separadamente, utilizando cores, texturas e estilos de decoração diferenciados, acaba dividindo os espaços ao invés de integrá-los. Contrate um profissional e invista no seu “apê dos sonhos”. Mãos à obra!

Foto: Arquiteta Marina Carvalho

 

Foto: ArquiTrecos

 

Foto: Casa de Valentina

 

Foto: Decorei Org

 

Foto: Jeito de Casa

 

Foto: Limão na Água

 

Foto: Pinterest

 

Foto: Pinterest

 

Foto: Pinterest

Notícias relacionadas