Especiais

Águas que nascem em Pomerode: Confira histórias e curiosidades sobre o Rio do Testo

No Dia Mundial da Água, neste 22 de março, nada mais justo do que falarmos de um rio que possui a sua importância histórica para Pomerode, tanto no passado quanto agora, em nosso presente

22 de março de 2024

Foto: Raphael Carrasco/JP

No Dia Mundial da Água, neste 22 de março, nada mais justo do que falarmos de um rio que possui a sua importância histórica para Pomerode, tanto no passado quanto agora, em nosso presente.

Estamos falando do Rio do Testo. Com sua nascente no bairro de Testo Alto, região norte da cidade, as águas percorrem diversos bairros, onde se encontra com outros ribeirões, e atravessa o limite de Pomerode, passando por Blumenau, desaguando no Rio Itajaí-Açu, no Badenfurt. Seu curso total possui cerca de 40 quilômetros.

É do Rio do Testo que sai a água que chega até grande parte das residências pomerodenses. Após passar por unidades de tratamento de água, feitas atualmente pela concessionária Pomerwasser Ambiental, o “líquido precioso” abastece várias casas, empresas, comércios.

Por trás do seu curso natural, há uma história de construção e consolidação. No Centro do município de Pomerode, a marca do Rio do Testo também está registrada fortemente. É em torno dos colonizadores da região que gira a origem do nome Rio do Testo. O significado e a origem do nome Testo se relacionam a um apetrecho de cozinha, espécie de panela de barro, utilizada pelos indígenas que viviam na região.

Sem haver rede de energia elétrica no início da colonização, o Rio do Testo possibilitou a instalação de várias pequenas indústrias às suas margens. Estas utilizavam a força das águas para movimentar as máquinas ou para gerar eletricidade.

Notícias relacionadas