Segurança

Acessibilidade: PMSC 190 Acessível é lançado oficialmente no Estado

Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) passa a ter, em seu site institucional, um ícone para acionamento do serviço de emergência para pessoas surdas, com deficiência na audição ou na fala.

27 de setembro de 2016

Como forma de promover a inclusão social, e ciente da importância do seu papel na sociedade, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) passa a ter, em seu site institucional, um ícone para acionamento do serviço de emergência para pessoas surdas, com deficiência na audição ou na fala.
O projeto “PMSC 190 Acessível” foi lançado oficialmente nesta segunda-feira, 26, data em que se comemora o Dia Nacional do Deficiente Auditivo, em solenidade realizada no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral, em Florianópolis, e contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, e do comandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, além de outras autoridades, convidados e órgãos de imprensa.

Como funciona:

As pessoas portadoras de deficiências na audição e/ou na fala acessam o site da Polícia Militar: www.pm.sc.gov.br, onde um ícone flutuante aparecerá, no canto inferior direito. Ao clicar sobre o ícone, se iniciará um bate-papo entre o solicitante do serviço e um atendente da Central Regional de Emergência. Ou seja, é o mesmo que ligar para o 190. O serviço tem abrangência em todo o Estado de Santa Catarina.

O projeto foi idealizado pelo soldado Elias Fernandes de Camargo, lotado na Central Regional de Emergência (CRE) da 3ª Região de Polícia Militar (RPM), em Balneário Camboriú. Após perceber que algumas pessoas porderiam estar precisando de ajuda e não tinham como, pelo tradicional contato telefônico, se manifestar, o policial teve a ideia de disponibilizar um acesso virtual, através do computador. “A ideia foi tomando forma e, agora, de forma pioneira, a Polícia Militar oportuniza esta moderna forma de contato. Muitas pessoas serão beneficiadas com a iniciativa”, falou o soldado Elias, que foi homenageado durante a solenidade.

“Queremos que pessoas impossibilitadas de se manifestar através do contato telefônico com os órgãos de segurança também possam ser atendidas em suas emergências”, destacou o comandante-geral da PM, coronel Paulo Henrique. “Mais que acessibilidade ou inclusão, poder solicitar apoio para o atendimento de uma ocorrência é um direito que assiste a todos, indefinidamente”, finalizou o comandante.

 

Fonte: Polícia Miliar de Santa Catarina

Notícias relacionadas