Especiais

A paixão pela cozinha, compartilhada com milhares de pessoas

Influencer do ramo da gastronomia, Sabrina Fontinele é moradora de Pomerode e compartilha com mais de 90 mil seguidores as suas receitas, pelo Instagram

31 de agosto de 2024

Foto: Raphael Carrasco / JP

Cozinhar sempre foi uma paixão na vida de Sabrina Carvalho Fontinele, moradora de Pomerode, que compartilha suas receitas por meio de seu perfil no Instagram (@sabrinafontinele). No perfil verificado, ela já soma mais de 96 mil seguidores, que acompanham vídeos de receitas de comidas doces e salgadas, para os mais variados paladares.

“Sempre fui apaixonada por cozinhar e eu brinco que desde os meus nove anos gostava de ‘bagunçar’ a cozinha da minha mãe. Mas na época, cursar gastronomia, para levar isso como profissão, não foi algo que eu cogitei, pois não era algo visto como uma carreira profissional por muitas pessoas”, conta Sabrina.

Por isso, ela até buscou outros caminhos na vida. Sabrina cursou jornalismo e letras, embora nunca tenha deixado de cozinhar, inclusive produzindo coisas sob encomenda.

“Exerci a profissão de jornalista por um tempo, fui vendedora, tive uma loja de roupas e comecei a vender algumas coisas como biscoito e coisas prontas, mas chegou a um ponto que as pessoas iam e não tinham onde sentar. Coloquei um frigobar e uma estante com bolachas, e as pessoas queriam ficar lá, mas não tinha espaço, pois era uma loja de roupas. Depois disso, decidi abrir um café, em 2019 e finalmente me arriscar a ter a gastronomia como profissão e fonte de renda”, relembra.

Sabrina vivia em Brasília e, por gostar muito de cozinhar, passava muito tempo trabalhando em seu empreendimento, já que o desejo de ter sempre tudo perfeito era muito grande. Em 2020, pouco depois de ter aberto o café, veio também a pandemia, então começou a crescer, também a apreensão quanto ao futuro e, com ela, a ansiedade.

“Em 2021, recebi uma proposta para vender o café e, como trabalhei demais até ali, decidi deixar tudo e ter um ano sabático. Durante este período, como estava sem trabalhar, formalmente falando, comecei a gravar algumas receitas e postar no meu perfil do Instagram, mais para mostrar aos amigos e conhecidos que já me seguiam. Mas logo o perfil foi ganhando mais notoriedade e não demorou a chegar aos 30 mil seguidores”, afirma Sabrina.

A irmã da influencer de culinária ainda a ajudou a criar um canal no YouTube, para postar os vídeos de receitas, mas Sabrina sempre preferiu algo mais simples, desde a produção até a receita a ser apresentada, para que sejam acessíveis a todos, e que possam fazer em casa.

 

A vinda para Pomerode

Segundo Sabrina, ela conheceu Pomerode, há cerca de 10 anos, quando veio com o marido para visitar a cidade, e desde então, sempre foi apaixonada pelo município. “Meu marido é de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul, e é filho de descendentes de alemães, por isso gosta muito daqui, pela cultura. E eu também adorei muito tudo aqui. Além disso, meu sogro está na eminência de se aposentar e pensava em Pomerode para morar, mas eu me adiantei e vim antes disso”, conta.

Sabrina e a família se mudaram para Pomerode em julho de 2023. Quase ao mesmo tempo, ela decidiu que faria da sua produção de conteúdo no Instagram a sua ocupação profissional, dedicando mais tempo às gravações e postagens, inclusive com o trabalho de uma agência, para profissionalizar os conteúdos.

“Eu tinha 30 mil seguidores, então começamos a fazer algo mais produzido, profissional, e hoje tenho mais profissionalização das produções, consegui também apoio de empresas e mais clientes, então passei a crescer cada vez mais”.

Foto: Dani Peiker Fotografias

 

A influencer do ramo culinário pondera que também há desafios na produção de conteúdos para as redes sociais e que é necessário lidar com eles para obter o crescimento nas plataformas, para fazer delas a sua profissão.

“O primeiro desafio que eu senti foi relacionado à qualidade do produto que eu estava entregando, no sentido das gravações. Quando eu comecei, não havia pressão, porque eu escolhi começar a gravar porque gostava, porque queria realmente fazer aquilo, para mim mesma. No entanto, ao profissionalizar esta prática, de gravar receitas e postar, é preciso entregar um produto de muita qualidade, com receitas testadas e um vídeo bem produzido. Além disso, muitos pensam que, por eu estar em casa, é algo muito fácil, mas na verdade é algo que exige muito tempo e dedicação, pois sou eu quem gravo, edito, preparo a receita, sem contar os testes de cada uma e a arrumação da cozinha, somados à rotina de casa”, enumera.

Sabrina também cita a paciência ao se lidar com as redes sociais, uma vez que nem sempre os resultados são tão bons quanto o esperado e há instabilidade nos resultados de cada vídeo produzido e postado.

Mesmo assim, poder cozinhar e mostrar para as pessoas como preparar receitas simples é o que traz felicidade à vida de Sabrina. Inclusive, o seu amor pela gastronomia é tido como um “ingrediente secreto” no sabor final das receitas.

“Gosto de me dedicar muito à minha comida, e sempre enalteço o meu amor pelo trabalho, porque faz diferença no resultado final da comida, muda o sabor. E também penso que, ao mostrar algumas receitas, também posso trazer aquele sentimento gostoso de nostalgia, relembrando uma receita feita por mães, pais, avós ou avôs, como já aconteceu de me relatarem em mensagens. Inclusive, estes recados de quem me segue são muito importantes. Fiz amizades pelo Instagram quando comecei e até hoje tento ao máximo responder a todas as mensagens que recebo, pois assim se cria uma comunidade e novas amizades, o que também é o objetivo da gastronomia”, frisa.

Sabrina também garante que não esqueceu o sonho de menina de se profissionalizar ainda mais na área e afirmou que pretende, no futuro, fazer um curso superior de gastronomia. “Aprender é sempre bom. Sempre há espaço para mais conhecimento em cada um de nós”, finaliza.

Notícias relacionadas