Meio Ambiente

VÍDEO: beija-flor considerado extinto é reencontrado por pesquisadores

O asa-de-sabre-de-santa-marta ficou perdido para os cientistas por 64 anos, até ser fotografado em 2010 e depois ter se perdido novamente

29 de março de 2024

Foto: Alexander Rotker / Unsplash

Um beija-flor, até então considerado extinto, foi registrado por um vídeo, feito por pesquisadores e publicado na plataforma BioRxiV, em uma pesquisa ainda não revisada.

O beija-flor asa-de-sabre-de-santa-marta (Campylopterus phainopeplus) foi redescoberto pela organização sem fins lucrativos chamada American Bird Conservancy, dedicada à conservação de aves selvagens e seus habitats nas Américas, que fez uma parceria com a Universidad Nacional de Colombia  e organizações como a ProCAT Colombia e World Parrot Trust.

Em um relatório disponibilizado neste mês de março, foi feito um mapeamento de todos os comportamentos de alimentação, canto e cortejo desta espécie, anteriormente não documentados.

O asa-de-sabre-de-santa-marta ficou perdido para os cientistas por 64 anos, até ser fotografado em 2010. No entanto, se perdeu novamente, o que fez com que fosse considerada extinta.

Segundo a pesquisa divulgada, o Campylopterus phainopeplus é uma espécie que prefere áreas de vegetação próximas a margens de rios, córregos ou cursos d`água.

Algumas observações de campo permitiram que os pesquisadores constatassem que os machos normalmente defendem territórios para atrair as fêmeas e reproduzir.

Veja o vídeo divulgado na pesquisa:

Fonte: BioRxiVAmerican Birds Conservancy / via CanalTech

Notícias relacionadas