Meio Ambiente

Símbolo de Bonito: Sucuri Ana Julia é encontrada morta e causa comoção

O animal passará por uma perícia, que deve constatar a causa da morte

26 de março de 2024

Foto: Reprodução

No último domingo, 24 de março, a Polícia Civil de Bonito (MS), com apoio da Polícia Militar Ambiental (PMA), iniciou investigações sobre a causa da morte de uma sucuri, encontrada às margens do rio Formoso.

O animal foi localizado em estado de putrefação. Durante análises iniciais, os agentes não identificaram perfurações ou indícios de que a cobra tenha sido morta a tiros.

Conforme informações da PMA, a sucuri foi encontrada morta por um documentarista de vida selvagem, Cristian Dimitrius, que filma cobras nesta região há 10 anos. Cristian denunciou o caso nas redes sociais.

Com quase sete metros, a sucuri era símbolo da espécie na região de Bonito (MS), e recebeu o nome de Ana Julia.

A identificação do animal foi confirmada pela especialista de sucuris e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Juliana Terra, que acompanhava a cobra há oito anos em estudos.

Na segunda-feira, 25 de março, o caso foi registrado na Polícia Civil. A morte da cobra foi enquadrada como “matar espécime da fauna silvestre em rota migratória, sem a devida permissão da autoridade competente ou em desacordo com a obtida”.

A sucuri passará por uma perícia, que deve constatar a causa da morte. E, após ser periciada, será levada para a capital Campo Grande, onde passará por um processo de embalsamamento, metodologia utilizada para preservar a aparência e as características do animal.

Caso alguém seja responsável pela morte da cobra, este poderá responder por crime ambiental, e receber pena de detenção, que pode variar de seis meses a um ano, além de ter que pagar uma multa que pode chegar a R$ 500 mil.

Confira um trecho do documentário gravado por Freek Vonk onde aparece a cobra ainda viva: 

Notícias relacionadas