Especiais

Uma atividade mantida há mais de duas décadas

Leonida Conzatti mantém viva a chama do Natal, por meio da arte.

24 de dezembro de 2022

Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode

Quem chega na residência de Cleuza Maria Conzartti Schork, logo se depara com algo extraordinário: um belíssimo presépio, em sua garagem, que chama a atenção pela beleza e riqueza de detalhes.

E o que mais impressiona é quem fez este trabalho. A mãe de Cleuza, Leonida Conzatti, do alto de seus 89 anos, mostra uma vitalidade incrível e um orgulho imenso em dizer que foi ela quem montou o presépio.

Natural de Rio dos Cedros, a ex-professora tem passado a maior parte do tempo na casa de sua filha, nos últimos três anos. Por conta disso, a família resolveu trazer os materiais e reproduzir do nascimento de Cristo em Pomerode, pela primeira vez.

“Esse ano foi bem apurado, pois eu tinha as imagens na minha casa, em Rio dos Cedros, e meu filho, de Blumenau, me telefonou e disse para buscarmos o presépio e montar em Pomerode. Então, fomos para lá, no dia 09 de dezembro pela manhã, uma sexta-feira, buscamos tudo e comecei o trabalho ao meio dia, terminando apenas no sábado à tarde. Este ano, até achei que não conseguiria montar, pois o acesso a Rio dos Cedros estava prejudicado pelas chuvas, mas graças a Deus, deu tudo certo e pude manter a tradição que já vem de mais de duas décadas”.

O presépio, montado sobre uma estrutura de madeira, apoiada sobre cavaletes, conta com pedras, de diversos tamanhos, grama sintética, troncos de árvores, flores e pequenas imagens. Tudo isso junto, de maneira harmoniosa, mostra o quanto o Natal pode ser vivenciado em sua plenitude. E “Dona Leonida” faz questão de fazer todo o trabalho sozinha.

 

Dona Leonida cuida de cada detalhe, com amor e dedicação | Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode

 

“Eu só pedi ajuda para instalar os pisca-piscas. No mais, guardo pedra por pedra, em caixas diferentes, para que elas possam ser reaproveitadas no próximo ano. O galho onde está a manjedoura, por exemplo, eu tenho há nove anos. Ele veio um dia pelo rio e eu pedi para um sobrinho meu pegá-lo, com a ajuda de um trator. Cada peça tem seu valor e eu tenho muito cuidado para que elas fiquem sempre bonitas”, destaca.

Outro detalhe é que as imagens foram todas pintadas pela aposentada. “Desde cedo, eu sempre tive muita vontade de fazer trabalhos artísticos, mas como os afazeres do dia a dia, não tive essa oportunidade. Só que depois que eu tive um câncer de mama, resolvi mergulhar nesse mundo. Pedi ajuda para uma amiga, que me ensinou a pintura e, desde então, não parei mais. Para mim, montar o presépio é uma terapia, algo que faço com muito carinho”.

 

Presépio está montado na garagem da residência da filha Cleuza | Foto: Bob Gonçalves / Jornal de Pomerode

 

Como professora e mãe, Leonida sempre incentivou e ressaltou a importância do Natal, tanto para seus alunos, quanto para sua família. Para ela, esta é a melhor época do ano, onde o amor e a paz são evidenciados entre as pessoas, através do nascimento de Jesus Cristo.

“É a festa magna da humanidade, por isso, o mundo precisaria que todos, ao invés de preocupar em fazer um Natal extremamente ‘comercial’, se preocupassem em valorizar o maior presente que Deus nos deu, que é seu filho. Afinal, ele veio ao mundo para nos salvar e o seu nascimento representa tudo isso”, conclui, emocionada.

 

Notícias relacionadas