Cultura

Rota do Enxaimel, em Pomerode, abre inscrições do concurso de Árvore de Páscoa

As inscrições da terceira edição do concurso são abertas para moradores e empresas do bairro

19 de fevereiro de 2024

Foto: Fernanda Ribas

O concurso que vai eleger a mais bela Osterbaum (Árvore de Páscoa) da Rota do Enxaimel está com inscrições abertas em Pomerode.

Quem passar pelas ruas do bairro Testo Alto nas semanas que antecedem a Páscoa vai encontrar dezenas de árvores decoradas com casquinhas coloridas nos jardins das casas. As inscrições da terceira edição do concurso são abertas para moradores e empresas do bairro, considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma das melhores vilas turísticas do mundo.

O Concurso Osterbaum Rota do Enxaimel 2024 é organizado pela Associação Rota do Enxaimel e valoriza a criatividade, harmonia e quem preserva a tradição de usar casquinhas naturais em galhos secos de árvores. Neste ano, além da categoria da mais bela árvore, haverá também uma para a maior árvore e uma exclusiva para os associados da entidade, que reúne mais de 30 empresas e instituições.

O objetivo do concurso é colorir os jardins das casas do bairro durante a Osterfest, resgatar a tradição trazida pelos colonizadores e valorizar o espírito da Páscoa na comunidade. Segundo a cultura alemã, os galhos simbolizam a morte de Jesus e os ovos coloridos remetem à alegria da ressurreição de Cristo e à renovação da vida.

Quem visitar os 16 quilômetros da Rota do Enxaimel durante a Osterfest vai se deparar com árvores de todos os tipos, desde as com ovos naturais de diferentes aves domésticas até as pintadas e inspiradas na arquitetura enxaimel. A expectativa da organização é superar a edição anterior, quando 28 árvores foram inscritas.

Serão premiadas a mais bela árvore da Rota do Enxaimel, a maior árvore (em altura e com o maior número de casquinhas) e a mais bonita entre os associados. A comissão julgadora será composta por três pessoas indicadas pela Associação Rota do Enxaimel, excluindo seus membros, visando à imparcialidade na avaliação. O resultado será divulgado no dia 17 de março.

As inscrições são gratuitas e vão até 13 de março pelo e-mail [email protected], pelo número de WhatsApp (47) 99930-9507 ou ainda pessoalmente, na Kekshaus Emporium (Rua Testo Alto, 2065), e nas escolas Amadeu da Luz e Creche Damaris Frahm, e aos finais de semana, na Handwerk (núcleo de artesanato da Rota do Enxaimel localizada na Rua Testo Alto, 3279, ao lado do antigo Salão Belz). O interessado deve informar nome, endereço e telefone de contato. A decoração precisa estar pronta a partir de 14 de março, quando o julgamento começará, e continuar montada até o domingo de Páscoa, dia 31 de março.

Rota do Enxaimel

A Rota do Enxaimel, em Pomerode (SC), fica no bairro Testo Alto, comunidade rural onde vivem cerca de 3 mil pessoas. São 16 quilômetros de passeio, que o visitante pode percorrer com veículo próprio, de bicicleta e até a pé, ou contratando o serviço de guias locais. Toda a paisagem, incluindo as cerca de 50 casas históricas, é tombada pelo
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Durante o período da 16ª Osterfest, que vai até 31 de março, a Associação Rota do Enxaimel, em Pomerode, preparou atrações especiais para uma Páscoa genuína. Haverá oficina de pintura de cascas de ovos promovida pela Associação de Artesanato da Rota do Enxaimel, na loja Handwerk além de coelhos de verdade em jardins da Casa Radünz e Lunabela Suculentas, além de doces típicos da Páscoa alemã à venda no Emporium Kekshaus. Mais informações em www.rotadoenxaimel.com.br.

Osterfest 2024

A maior Festa de Páscoa do Brasil ocorre no Centro Cultural de Pomerode de 8 de fevereiro a 31 de março, de quinta a domingo. O evento conta com a maior Osterbaum do mundo e com o maior ovo decorado do mundo — neste ano inspirado na técnica construtiva enxaimel.

Além das atrações gigantescas, os visitantes podem participar de oficinas, apresentações culturais e saborear a gastronomia local.
Mais informações: www.visitepomerode.com.br.

Notícias relacionadas