Cultura

Você sabia: Mustang celebra 60 anos de lançamento e fabricação ininterrupta

Conheça dois modelos do clássico (um deles no Museu do Automóvel de Pomerode) e saiba os motivos que fazem o esportivo despertar tanta paixão

17 de abril de 2024

Foto: Divulgação

Abril é o mês de comemorar o lançamento do carro que desde a sua criação jamais deixou de ser fabricado. O Mustang já nasceu batendo recordes. No primeiro dia nas concessionárias dos EUA, em 17 de abril de 1964, foram vendidas 22 mil unidades e ao longo daquele ano mais de 418 mil. A ideia foi de lançar um carro mais estiloso e econômico, diante de caminhonetes e carros grandes que dominavam o mercado na época. Com design único e estilo atraente, o sucesso foi instantâneo. O nome foi inspirado em um avião de guerra, mas foi associado a raça de cavalo selvagem – que virou símbolo do modelo – que a aceitação ao Mustang se converteu ao estrondoso sucesso de vendas.

Os apaixonados pelo mundo do automobilismo, ou apenas curiosos, têm em SC dois clássicos para visitarem. No MAP- Museu do Automóvel de Pomerode – o modelo é o Mustang Match 1 de 1971. Vermelho, já chama atenção por si só. Chega de 0 a 100km/h em 8,5 segundos e atinge velocidade máxima de 210km/h. Original dos EUA, motor V8, potência de 290 CV, mede 4.76, e pesa mais de uma tonelada e meia. Apelidada de ‘Big Horse’, essa geração é conhecida por ser maior e mais larga que as anteriores. Esse clássico traz algumas exclusividades estéticas e mecânicas. Além dos itens visuais como grafismo característico, capô com entradas de ar, aerofólio e tenders laterais, tem interior especial e suspensão de competição. Esta geração possui uma das maiores portas de carros com 1.45m de comprimento.

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

Um exemplar idêntico foi usando no filme ‘007 – Diamantes são eternos’ e foi conduzido pelo personagem James Bond, de Sean Connery, em perseguições pelas ruas de Las Vegas. Aliás o carro tem longa carreira no cinema, de acordo com a Revista 4 Rodas, o Mustang já participou de mais de 6.700 filmes. Só perde para o Crown Victória que apareceu em mais de 9.400. No MAP inclusive temos um modelo do Crown Victoria de 1956 cor de rosa!

Em Balneário Camboriú (SC) no Classic Car Show, o Mustang Fastback de 1966, original dos Estados Unidos, o mais rápido do museu. Ele atinge 100km/h em 5 segundos e pode chegar a 230km/h. Branco, motor V8, medindo 4.61m, pesa pouco mais de uma tonelada e potência de 289 CV. O interior em couro preto, detalhes cromados o tornam único. É disparado o mais procurado pelos visitantes. Em 1966 a primeira geração do veículo já estava consolidada no mercado norte-americano. Um tipo acessível, estiloso e de bom desempenho nas estradas.

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

Visite as atrações e veja de perto porque o Mustang faz tanto sucesso há 60 anos e desde seu lançamento nunca parou de ser fabricado, pelo contrário, foi ganhando novas gerações e conquistando cada vez mais corações!

 

Museu do Automóvel Pomerode

O acervo do MAP reúne clássicos das décadas de 40, 50 e 60. Em uma área de 1000m² além dos Cadillacs, a coleção conta com: Crown Victoria, Eldorado 59, Chevrolet Belair, Fleetline, Corvette, Mercury, Galaxie, Mustang, Lincoln entre outros. Nas mais diversas cores e tamanhos. Todos os carros funcionam e são originais. No MAP, além de conhecer a história de cada veículo, o visitante pode levar diversos itens personalizados da loja de souvenir, como: miniaturas, copos, canecas, camisetas, chaveiros e livros. Ou ainda fotos temáticas para eternizar a visita. E conta também com Espaço Kids. Venha fazer uma viagem ao passado, cheia de história e glamour!

 

Serviço MAP

Clássicos que fizeram história!

De segunda a sexta das 10h às 18h

Finais de semana e feriados das 9h às 18h

Hermann Weege, 544 – Centro

Pomerode (SC)

Ingresso: R$49,90 Meia-entrada: R$24,90

www.museupomoerode.com.br

Notícias relacionadas