Cultura

Família famosa por cultivar tradições em Pomerode encontra as próprias raízes na Europa

Presidente da Associação Rota do Enxaimel, Rogério Siewert visitou localidade na Polônia de onde partiram os antepassados

13 de março de 2024

Foto: Ivan Blumenschein/Divulgação

Uma das famílias conhecidas por cultivar as tradições dos imigrantes em Pomerode encontrou as próprias raízes na Europa. Em viagem por Alemanha e Polônia no início de março, Rogério Siewert, presidente da Associação Rota do Enxaimel e idealizador da Casa Siewert, visitou a localidade na Polônia de onde partiram seus antepassados. Era um sonho antigo.

Muitas das famílias que vivem hoje em Pomerode deixaram a região de Naugard (Nowogard), localizada no noroeste da Polônia — até meados do século XX, território pertencente à Alemanha. A vila de onde veio a família Siewert é Külz (Kulice), que ficava no Kreis Naugard, e até hoje mantém intactas algumas construções da época em que os Siewert moravam na região.

O trisavô de Rogério, Carl Friederich Ferdinand Siewert, era diarista nas terras férteis de Külz e trabalhava no campo para a família von Bismarck, proprietária de muitas áreas da região. Quando a agricultura entrou em declínio, na metade do século XIX, as famílias começaram a emigrar para a colônia de Blumenau em busca de uma nova vida. A família Siewert chegou ao Brasil em 1868 a bordo do veleiro Lord Brougham.

Casa principal de Otto von Bismarck, em Kniephof. (Ivan Blumenschein/Divulgação)

 

Em passagem por Külz, Rogério se emocionou ao conhecer as igrejas onde parentes foram batizados e o lapidário da vila, em homenagem à memória das famílias que ali viviam. Também conversou com a pesquisadora da Universidade de Stettin, Teresa Kania, sobre a história local, e com a diretora da biblioteca de Naugard, Aneta Wysoszyńska.

Rogério viajou à Europa, ao lado do vice-presidente da Rota do Enxaimel, Ivan Blumenschein, para participar da ITB Berlim, a maior feira de turismo do mundo. No evento, a associação recebeu a certificação Green Destinations, na categoria Prata.

Às margens do Rio Regaque, que deu origem a um nome de bairro em Pomerode. (Foto: Ivan Blumenschein/Divulgação)

Notícias relacionadas