Grupo folclórico realiza oficinas de dança em escolas de Pomerode
Ação é uma contrapartida social da 16ª Osterfest

Foto: Isadora Brehmer / JP
Nesta sexta-feira, 05 de abril, o grupo Folkstanzgrup Blauer Berg, de Timbó, esteve em duas escolas da rede municipal de Pomerode para um momento de aprendizado e experiências, relacionadas à dança folclórica.
A ação é uma contrapartida social relacionada à 16ª Osterfest, realizada em Pomerode entre os dias 8 de fevereiro e 31 de março.
Os integrantes do Grupo Blauer Berg, estiveram na EBM Almirante Barroso e EBM Dr. Amadeu da Luz durante todo o dia, realizando quatro sessões: às 8h15min, 10h, 13h15min e 15h.
Na ação, foram apresentados dois estilos de dança comumente apresentados pelos grupos folclóricos, a valsa e a polka. A ação também teve medidas de acessibilidade, com intérprete de libras
Segundo Gilmara Graf, integrante do grupo e coordenadora da ação, a ação é uma forma de fomentar a cultura nas novas gerações.
“O interessante destas ações é que elas contribuem para que o evento proporcione educação, em regiões de Pomerode onde possivelmente algumas crianças não tenham acesso a bens culturais materiais e imateriais. A ação vem de encontro ao intuito de estimular as crianças da rede de ensino a, no futuro, conhecer mais sobre a história da cidade, da região, e se interessarem pela dança e, quem sabe, fazerem parte de um grupo”, afirma.
Uma das alunas que participou da dinâmica foi Sofia Nalu Jandre, do 9º ano A da Escola Dr. Amadeu da Luz. Ela garantiu que a atividade foi um aprendizado valioso.
“Foi bem gratificante, para nós, pois é algo da nossa cultura. Quando temos contato com algo assim, nos incentiva a preservar e manter a nossa cultura”, frisou.

Foto: Isadora Brehmer / JP

Foto: Isadora Brehmer / JP

Foto: Isadora Brehmer / JP

Foto: Isadora Brehmer / JP