Educação

Projeto bilíngue amplia conhecimento do idioma alemão

Em 2018, mais uma turma foi contemplada pelo projeto, na Escola Noemi Schroeder. Os alunos fizeram uma comemoração de carnaval alemão, para difundir com mais profundidade a língua germânica entre os estudantes.

9 de março de 2019

Incentivar o aprendizado de um segundo idioma. Este é o objetivo do projeto bilíngue, em Pomerode, que, em 2018, foi ampliado para mais uma turma na EEBM Prof. Noemi Vieira de Campos Schroeder. Na instituição, os alunos do 1º e do 2º anos do Ensino Fundamental são contemplados pelo projeto.

Nesta semana, os alunos que fazem parte do projeto participaram de uma atividade diferenciada, que tem por objetivo ampliar o repertório cultural dos estudantes. Na terça-feira, dia 05, foi organizado um baile de carnaval alemão (Der Karneval), uma festa nos moldes da celebração feita na Alemanha, com músicas no idioma, que estimulam o aprendizado desta língua. 

Na escola Noemi Schroeder, o projeto é coordenado pelas professoras Doraci Jenichen Resner e Andréa Gustmann Gomes, e as atividades realizadas seguem o mesmo modelo das outras duas instituições públicas pomerodenses em que o projeto já é consolidado, a EBM Olavo Bilac e a EBM Amadeu da Luz.

De acordo com a professora Doraci, estudos apontam que os alunos que falam mais de um idioma, possuem um melhor desempenho escolar. E para oferecer um diferencial, atividades variadas são oferecidas, sempre no contra turno escolar, quando o projeto é realizado. Estas atividades, normalmente, são mais dinâmicas, conforme explica a professora Doraci.

“Especialmente aquelas que não seriam possíveis de serem realizadas em 45 minutos e que são lúdicas, a exemplo de gêneros textuais como receitas, que trabalham conteúdos como matemática, bebidas e comida, e o próprio alemão, como no dia em que fizemos vitamina de banana com os alunos do bilíngue. No caso do carnaval, treinamos as músicas, contamos a história da festividade e fazemos atividades práticas, orais, que são mais fáceis de compreender para os alunos menores”, relata.

A professora Andréa fez um censo linguístico na escola, uma pesquisa junto aos pais, que está na fase de recolhimento e tabulação dos dados, sobre a opinião a respeito do projeto bilíngue. “É gratificante ter o retorno de que 100% das famílias que responderam à pesquisa consideram o conhecimento da língua alemã muito importante para o futuro de seus filhos. Aprender a língua alemã vai muito além de uma questão de cultura ou tradição. Com mais de 100 milhões de falantes, o idioma é fundamental para o mercado de trabalho”, destaca.

No município, a professora responsável pelo projeto bilíngue é Ranice Trapp, que também ministra as aulas na escola Amadeu da Luz, onde o projeto já engloba alunos do 1º ao 9º ano. Ela ressalta que o projeto é valioso para o aluno que o frequenta. “O mercado de trabalho, hoje, está exigindo que a pessoa saiba uma língua a mais. Se já sabe o alemão, para aprender uma outra língua, será muito mais fácil. Tenho relato de alunos meus que foram para a Alemanha, onde o projeto foi muito importante para eles, pois puderam se comunicar lá, se fazer entender, na língua alemã. Sem contar que têm o rendimento escolar muito mais alto”.

Segundo o secretário de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode, Jorge Buerger, a intenção, com o projeto, é oferecer uma possibilidade de ampliação do conhecimento. “O objetivo principal é oferecer uma oportunidade de aprofundar o conhecimento em uma segunda língua, que aqui, devido à colonização, é o alemão. Muitos alunos vêm falando o alemão e têm a chance de aprofundar o conhecimento gramatical. Ainda, ao fim, no 9º ano, fazem uma prova do Instituto Goethe, e caso sejam aprovados recebem um certificado”, destaca.

Buerger afirma que a intenção da pasta, hoje, é solidificar o projeto nas escolas onde ele já é oferecido, antes de ampliá-lo, pois tê-lo exige investimento humano e em espaços específicos para o bilíngue, para que seja aplicado da melhor forma.

 

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