Educação

Termina nesta sexta-feira (15/3) as inscrições para o Fies

Saiba como se cadastrar no processo seletivo que terá 67.301 vagas, sendo 50% delas reservadas para o Fies Social

14 de março de 2024

Foto: Divulgação/Agência Gov

O período de inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2024 , vai até o dia 15 de março . Para esta edição, o Ministério da Educação (MEC) ofertará 67.301 vagas para financiamento em 1.260 instituições privadas de ensino superior.

Este ano, o MEC criou o Fies Social , que reserva, no mínimo , 50% das vagas do Fies para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ( CadÚnico ) que possua m renda familiar per capta de até meio salário mínimo . Para ter direito às vagas reserva das será considerada a inscrição no CadÚnico realizada até a data limite de 10 de fevereiro de 2024.

O passo a passo para se inscrever no processo seletivo para este primeiro semestre de 2024 é o mesmo , tanto para aqueles que atendem aos critérios do Fies Social como aos que concorrerão a s demais vagas . A única diferença é que para o candidato que se inscreve r para as vagas do Fies Social, o sistema indicará essa condição ao final da inscrição, ao exibir a seguinte mensagem: “ Você está concorrendo na reserva de vagas do Fies Social Cadúnico ” .

Todos os interessados precisa m ter o cadastro no Login Único do Governo Federal, criando uma conta no gov.br. Caso já tenha cadastrado , basta que o interessado realize o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. As inscrições para o Fies são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Acesso Único.

Confira, abaixo, o passo a passa para efetuar a inscrição no processo seletivo do Fies:

O primeiro passo é a cessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior . Em seguida, clicar em “Inscreva-se”, na primeira caixa informativa do cronograma.

 

O Portal direcionará o usuário para o Sistema do Fies . Nessa tela, basta clicar no botão “Entrar com GOV.BR”. Caso ainda não tenha cadastro no portal do Governo Federal, será necessário criar uma conta. O usuário pode clicar no link “Clique aqui” para saber como acessar, se quiser mais informações, ou pode clicar direto em “ crie sua conta gov.br ”.

Ao acessar o Portal gov.br, o usuário deverá realizar o login com o CPF e a senhcadastrados .

No momento em que o candidato realiza o login no Fies, o sistema identifica, automaticamente, a edição do Enem válida , na qual o candidato obteve melhor desempenho para participar d o processo seletivo. Nessa tela, o candidato deve confirmar os dados pessoais, como CPF, e-mail válido e endereço.

O passo seguinte é o questionário socioeconômico, em que o candidato deve preencher antes de prosseguir para a etapa do grupo familiar.

Na próxima etapa, o candidato deve preencher informações sobre o grupo familiar.

Para a escolha do grupo de preferência, será necessário preencher os campos obrigatórios para a pesquisa, como: Estado, Município e curso, as demais informações são opcionais.

a sequência, deve selecionar o curso e confirmar a escolha, clicando no botão “Escolher Curso”. O candidato pode escolher até três opções de cursos no mesmo grupo de preferência ou em grupos diferentes.

Na tela seguinte, deve indicar, por ordem de prioridade, até três opções de cursos, turnos e locais de oferta, como também, instituições de ensino dentre as disponíveis.

O último passo é a confirmação das informações preenchidas e a conclusão da inscrição, no botão “Concluir”.

No passo seguinte, o candidato poderá acompanhar a inscrição realizada. Nessa tela é possível visualizar a classificação, a nota de corte do (s) grupo (s) de preferência do candidato, bem como a quantidade de vagas disponibilizadas.

No caso do candidato que se inscreveu para as vagas do Fies Socialo sistema indicará uma tarja cinza informando “Você está concorrendo na reserva de vagas do Fies Social Cadúnico .

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções de cursos, turno, local de oferta e instituição, bem como cancelar a inscrição.

Uma vez realizada a alteração ou o cancelamento d a inscrição concluída, o candidato deverá concluir novamente a inscrição alterada. A classificação no processo seletivo do Fies será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema pelo candidato, com uso de CPF de senha.

Resultado – o MEC divulgará a ordem de classificação e pré-seleção no dia 21 de março, em chamada única, no Portal Único de Acesso.

Confira, abaixo, o cronograma completo:

Fies Social – A partir de 2024, com o Fies Social, o Ministério da Educação visa retomar o papel social do financiamento estudantil, uma vez que ele é destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Dessa forma, vem cumprir um papel transformador na sociedade, ao oferecer melhores condições para a obtenção de financiamento no âmbito do Fies.

Fies – O Fundo de Financiamento Estudantil, instituído pela Lei nº 10.260, de 2001, oferta vagas para financiamento de cursos de graduação em instituições não gratuitas participantes do programa, desde que tais cursos obtenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Por: Ministério da Educação

Fonte: Agência Gov

Notícias relacionadas