Especiais

Projeto Árvore da Vida cria lembranças e humaniza experiências na maternidade do HMRT, em Pomerode

Obra de arte feita por meio da placenta é uma lembrança material do nascimento dos bebês, na instituição

28 de setembro de 2023

Foto: Divulgação / HMRT

Um projeto que tem por objetivo proporcionar uma memória afetiva relacionada a um dos momentos mais especiais na história de qualquer família.

Este é o Projeto Árvore da Vida, desenvolvido no setor da Maternidade do Hospital de Pomerode. Ele consiste na criação de um quadro com o “carimbo” da placenta, feito logo após o nascimento do bebê.

“Tudo começa quando a mãe entra em trabalho de parto ou vai para a cesárea. Nossa equipe conversa com ela, explica como funciona o projeto, pois muitas não sabem do que se trata e, com a autorização da mãe, após o nascimento do bebê, a placenta é coletada, tiramos o excesso do sangue e do líquido. Depois pintamos a placenta com as cores escolhidas, pegamos o papel especial timbrado do hospital, e fazemos o carimbo da placenta”, explica Ederli Cristiane dos Santos, Enfermeira-Obstetra supervisora da maternidade do HMRT e quem sugeriu a iniciativa.

O Projeto Árvore da Vida foi iniciado em agosto deste ano e, desde então, já foram cerca de 50 bebês e mamães que receberam esta lembrança, de um momento único em suas vidas. Junto do carimbo, também são colocados o nome do bebê, data e horário de nascimento, além do peso do recém-nascido e do nome do Hospital.

Ederli comenta que desejou aplicar esta iniciativa no Hospital de Pomerode, pois é uma forma de humanizar ainda mais a experiência.

“Em outros locais que atuei já fazia projetos semelhantes e, ao chegar aqui, quis trazer também o projeto para o HMRT, pois sou apaixonada por obstetrícia e tudo o que envolve este momento tão especial. O objetivo é criar mais uma conexão afetiva entre mãe e bebê, oferecendo uma lembrança deste momento tão importante e marcante na vida da família. Para mim é satisfatório e as mães adoram, sempre agradecem e elogiam a iniciativa. Pois é algo que fica para o resto da vida e, quando a criança começar a entender, saberá que ali foi a sua primeira morada, que começou ali”, enaltece a Enfermeira-Obstetra.

Para a Diretora Executiva do Hospital e Maternidade Rio do Testo, Daiane Aline Uller, o projeto Árvore da Vida se encaixa perfeitamente na missão da instituição, que é prestar uma assistência humanizada e segura. Assim, todas as iniciativas que têm relação com este propósito, com a missão do local, são acolhidas pela direção.

“Esta é uma prática importante e um momento único na vida da família. Portanto, proporcionar experiências positivas neste instante, onde uma vida começa, e fazer parte desta experiência de forma humanizada, é muito gratificante. Sem contar da conexão criada com a comunidade, com uma lembrança estampada, de onde a vida de uma pessoa começou. É algo muito valioso e está totalmente alinhado ao nosso propósito”, destaca a Diretora Executiva.

Foto: Divulgação / HMRT

 

A Coordenadora Assistencial do HMRT, Marisete dos Santos, enaltece que o Projeto representa uma recordação importante para as famílias e cria conexão. “O nome já diz: Árvore da Vida. É o início daquela nova vida, quando o bebê começa a escrever as primeiras linhas da sua história, por mãos de outras pessoas, com seu nome, sua data de nascimento, local, peso e todas as informações. É muito especial poder proporcionar este momento e observar o quanto faz bem às famílias”, frisa.

Por fim, a Diretora Executiva ressalta que a intenção do HMRT é humanizar cada vez mais, de forma segura, todos os serviços oferecidos. Além disso, a comunidade pode esperar novidades em relação à maternidade.

“Queremos melhorar ainda mais a maternidade, para promover mais acolhimento e conforto, neste momento tão feliz. Em breve teremos novidades em relação a este espaço, lembrando sempre que o Hospital nasceu da maternidade, então é um compromisso nosso, de pensar com carinho do local de onde viemos, de onde começamos nossa história, de mais de 100 anos”, finaliza.

Notícias relacionadas