Educação

Preservando tradições e incentivando a sustentabilidade

Alunos do Ensino Bilíngue da Escola Profª. Noemi V. C. Schroeder constroem Maibaum com materiais recicláveis

3 de junho de 2023

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

Preservar a cultura, adaptando-a para novos valores da nossa sociedade. Esta foi a ideia da professora de alemão do Ensino Bilíngue, Luciana Lisboa de Souza, da Escola de Educação Básica Municipal Profª. Noemi V. C. Schroeder, com o projeto da construção de uma Maibaum, com os alunos da disciplina de Kunst.

A Maibaum foi inteiramente feita com materiais recicláveis e decorada com os brasões de cada turma, além de símbolos da infância como os Lebkuchenherz. O projeto foi desenvolvido com a participação de 49 alunos, das turmas do pré-escolar, do 4º e do 6º ano do Ensino Fundamental.

A professora Luciana conta que o projeto começou a ser desenvolvido no início do mês de abril e foi concluído em maio. “Tivemos a reformulação do currículo do bilíngue e ela foi muito interessante, pois tivemos a valorização da disciplina do Kunst, das coisas da nossa região e específicas da cultura alemã. Então agora, no mês de maio, não poderíamos deixar de fora a comemoração do Maibaum, que é uma árvore em homenagem à primavera, na Europa”, comenta a professora.

Segundo Luciana, o tema começou a ser trabalhado com vídeos, rodas de conversa, nas quais os alunos foram questionados se em algum momento já tinham visto, no Centro a Maibaum de Pomerode, par ouvir as suas experiências. A partir daí, o conteúdo foi voltado à ampliação do repertório cultural deles.

“Depois de ouvir as experiências deles, buscamos exemplos da Maibaum em outras cidades, de como essa tradição era mantida, e até de como é na Alemanha, com vídeos e imagens. Conversamos sobre a história desta tradição, como ela surgiu, que no modelo que conhecemos foi no século XVI. Após esta contextualização, pedi que eles desenhassem como seria a Maibaum deles e foram colocando coisas que eram importantes para eles, o que remetia à cultura alemã. Além disso, a ideia da Maibaum é o renascer, de vida, então tudo o que lembrava vida, alegria, eles podiam representar no desenho”, relata.

A partir daí, veio a etapa da construção da Maibaum e, como também é trabalhado o conceito de sustentabilidade, foi decidido fazer a estrutura com materiais recicláveis, para as tradições para à realidade atual.

Foto: Divulgação / Escola Noemi Schroeder

Os alunos, com o auxílio do zelador, Sr. Antônio, buscaram na escola os materiais que poderiam ser utilizados. Foram escolhidos para compor a Maibaum um mastro da quadra da escola, que não era mais usado, bem como um pneu que também não tinha mais uso. A partir deles, a Maibaum foi montada e pintada de azul e branco.

“Como elementos para decorar a Maibaum, os brasões de cada turma, que foram escolhidos pelos alunos, e símbolos que remetem à cultura, como é o caso do Lebkuchenherz. Foi simples, singelo, o importante era fazer com que as experiências e vivências fossem significativas. A ideia era ser algo com significado e que deve ser reconstruída no ano que vem, com novas experiências, novas vivências. A nossa Maibaum é sustentável e preserva a cultura, agregando a ela novos valores, que são corretos socialmente, é também nossa função enquanto educadores. Esta é uma semente, para algo que desejamos ser um projeto da escola”, destacou a professora.

A Maibaum das turmas da disciplina de Kunst, do Bilíngue, fica próxima à biblioteca, que é uma construção enxaimel, fazendo parte da paisagem tradicional da localidade de Vale do Selke.

A tradição da Maibaum vem dos antigos teutões (povos germânicos, descendentes do Império Franco, que viviam no centro e norte da Europa). A forma atual, um tronco de árvore alto decorado com uma coroa no topo, é transmitida desde o século 16. O costume é que o Maibaum seja erguido no dia 1º de maio ou em Pentecostes (celebração religiosa 50 dias depois da Páscoa).

A decoração da Maibaum varia muito de região para região, mas sempre faz uma alusão as tradições da cultura germânica.

Notícias relacionadas