Cultura

Uma visão diferenciada, da cultura austríaca

Arquiteto e artista cria obra com traços representando o movimento em uma das cidades mais charmosas do mundo

7 de março de 2021

A Áustria é mais um país que tem a sua cultura retratada na Eier Parade, atração contemplativa da 13ª Osterfest. E para escolher o que representaria o país, a Associação Visite Pomerode (Avip), contatou o Consulado da Áustria, que indicou um artista para a tarefa. O Cônsul da Áustria na região, Mauro Kirsten escolheu e convidou o arquiteto e artista Jean Tomedi.

O arquiteto comentou que nunca havia pintado uma obra nesta dimensão e também experimentou um conceito inédito em seus trabalhos, para trazer algo especial à Eier Parade. “Quando recebi o convite do Mauro Kirsten para pintar ovo, perguntei a ele qual ponto da Áustria seria interessante retratar e ele me indicou uma praça de Viena. Então acessei a imagem do local pelo Street View e tive a ideia de como faria a pintura. Testei a ideia em um projeto 3D e resolvi utilizar no ovo”, comenta Tomedi.

A intenção da obra é retratar o movimento, como se a pessoa estivesse observando a praça de Viena por meio de uma janela, conceito que ficou retratado no nome da obra: Fenster, que, em alemão, significa janela.

 

“Foram duas semanas intensas de trabalho, com o desafio de retratar um pouco da Áustria com o meu traçado, em uma ‘tela’ tridimensional, que é o ovo. Minha intenção não foi fazer um trabalho realista, com traçados perfeitos, porque queria destacar mais as percepções pelo olhar do que a técnica de pintura. Neste caso, quanto mais longe a pessoa estiver, mais nítida é a imagem. Ainda, optei por utilizar os tons de cinza, para que a obra seja introspectiva e fiquei muito feliz com o resultado”, finaliza.

Este e os demais 10 ovos integrantes da Eier Parade estarão distribuídos por Pomerode, para que as pessoas contemplem as obras e também conheçam mais as diversas regiões da cidade.

 

 

Notícias relacionadas