Educação

O alemão possibilitando novas conquistas

Alunas do Colégio Doutor conquistam bons resultados e uma classificação para a Olimpíada Internacional de Alemão

21 de junho de 2020

O incentivo ao estudo do idioma alemão é uma prática constante em Pomerode e as instituições de ensino da cidade sempre buscam formas de mostrar as diversas oportunidades que podem surgir para quem se dedica ao aprendizado do idioma.

No Colégio Sinodal Doutor Blumenau alguns alunos tiveram a oportunidade de participar da 7ª Olimpíada Brasileira de Alemão, que classifica para a Olimpíada Internacional de Alemão, marcada para o mês de julho. A competição é organizada pelo Instituto Goethe e, para a Olimpíada Brasileira, havia duas alunas pomerodenses, do Colégio Doutor classificadas, Bell Duwe Klemann (2º EM) e Bruna Nayara Schmidt (1º EM).

A premiação foi realizada no mês de abril e, antes disso, devido à situação da pandemia, as tarefas que os participantes tiveram que realizar aconteceram de maneira virtual e, em alguns momentos, em equipe, onde o desempenho de cada participante foi avaliado segundo critérios estabelecidos pela organização.
Para a aluna Bell Duwe Klemann, do 1º ano, a preparação para a Olimpíada não foi complicada, pois houve grande ajuda da professora, com envio de materiais e estudo em casa. Mas a aplicação online foi uma experiência nova.

“Foi uma experiência completamente nova, nunca pensei em fazer uma olimpíada pela internet. O instituto que oferece a olimpíada conseguiu organizar provas bem divertidas e que se adaptaram muito bem ao momento que estamos passando atualmente”, afirma.

Ao final da avaliação, no momento da premiação, todos os participantes foram contemplados com certificado de participação e presentes. Quando os resultados foram divulgados, o Colégio soube que a aluna Bruna Nayara Schmidt conquistou o segundo lugar na Olimpíada, o que garantiu a sua participação na Olimpíada Internacional de Alemão, que aconteceria na cidade Dresden dos dias 26 de julho a 08 de agosto. 

Bell admite que ficou feliz com o resultado, mas que poderia ter tido um desempenho melhor. “Fiquei feliz com o meu resultado, mas confesso que poderia ter sido melhor. Acredito que não tive o resultado esperado justamente porque foi algo que eu nunca tinha feito antes, nem algo parecido. Com certeza participarei mais vezes, foi uma experiência super legal e inovadora. Nunca acreditei que algo desse nível poderia ser feito pela internet, mas agora acredito e faria novamente sim”, ressalta.

Já Bruna Schmidt afirma que a primeira etapa não foi tão complicada, mas que fazer a prova de forma online foi muito diferente, pois nunca havia feito uma desta maneira.

“Ela foi feita na plataforma Zoom, na qual tivemos que realizar três atividades. A primeira foi fazer um vídeo nos apresentando, mostrando o que mais gostamos de fazer. A segunda, entretanto, foi uma prova ‘escrita’, realizada no portal do Goethe-Institut, com questões de interpretação de texto e outras de áudio. A terceira foi uma apresentação em Power Point, realizada em trios, sobre uma convidada que entrevistamos, sendo apresentada para uma bancada de jurados que, posteriormente, realizaram algumas perguntas”, revela Bruna.

Quando saiu o resultado, ela conversava com a melhor amiga, por ligação em vídeo, enquanto aguardava seu resultado. “Eu estava extremamente nervosa, e quando soube que havia conquistado o 2° lugar, a emoção foi muito grande, não estava acreditando. Fui correndo contar para meus familiares, os quais ficaram muito felizes também. O apoio que recebi da minha família, dos meus amigos e professoras de alemão foi fundamental para mim, todos torceram muito para que eu conquistasse um lugar na final”, ressalta.

Agora, Bruna se prepara para a etapa internacional, com ansiedade, mas estudando muito para obter um bom resultado. Ela conta que faz anotações durante as aulas, e depois passa a limpo para o fichário. A prioridade é com estudo de vocabulário e gramática, pois acredita que são de fundamental importância para se apropriar ainda mais no idioma.

“Além de aprender mais sobre o idioma em si, ter realizado a prova trouxe-me novas amizades. A pessoa que ganhou em 1° lugar estava no meu grupo da apresentação para os jurados, e continuamos mantendo contado, trocando até mesmo sites para podermos nos preparar melhor. Gostaria muito de agradecer as minhas professoras de alemão por terem me escolhido para realizar a prova, me apoiando e me ajudando no que fosse necessário”, destaca Bruna.

A Olimpíada Internacional de Alemão também será realizada de forma virtual, entre os dias 03 e 07 de agosto.

 

 

Notícias relacionadas