Comunidade

Kombucha: uma opção mais natural

Produtora de Kombucha artesanal explica como a mudança de hábitos e levou a fazer, também, a bebida

29 de novembro de 2020

Para quem busca uma alimentação mais saudável, certamente já ouviu falar na Kombucha. Trata-se de um chá verde da família da Camellia Sinensis, fermentado com açúcar, cujo processo de fermentação se transforma em alimento para a cultura chamada scoby. Por ser uma bebida natural, que traz diversos benefícios nutricionais, a Kombucha tem sido muito procurada para consumo e há pessoas que optaram por produzir a sua própria Kombucha artesanal.

Uma destas pessoas é a pomerodense Pâmela Weege, que, desde agosto deste ano, passou a produzir a Kombucha artesanal. Pâmela comenta que decidiu começar a fazer ela mesma a bebida devido à dica da nutricionista Laiz Aparecida Soares. “Eu e meu marido Éder Weege estávamos em um processo de ‘comer mais saudável’ e ela apresentou a Kombucha. Eu me interessei pelo seus benefícios e resolvi fazer um curso com outra nutricionista, especialista no processo de fazer Kombucha, Carolina Danielski, à qual sou muito grata pela experiência e por adquirir tanto conhecimento”, conta. 

Outra motivação para decidir produzir a sua própria Kombucha artesanal foram os muitos benefícios que ela pode proporcionar à saúde, como auxílio no emagrecimento, detox, ser rica em vitaminas, ter ácido fólico, ajudar no tratamento do refluxo, ajudar a evitar doenças no sistema digestório, ser energética, auxiliar no intestino, entre outros benefícios. “Quando você introduz a Kombucha na sua alimentação, os benefícios são muitos, sua disposição melhora, sua digestão também melhora, você tem saciedade, sem contar o sabor que é delicioso”, destaca Pâmela.

 

A produção das Kombuchas artesanais é feita na casa de Pâmela, utilizando água, açúcar e chá verde. Depois deste primeiro processo, os ingredientes vão para um balde fermentador e ficam descansando por sete dias. Após isso, a Kombucha artesanal é retirada do balde fermentador e são acrescentados os sabores e elas descansam por mais três dias, em média.

“Sabores esses que faço com muito amor, pois pra mim é uma terapia. O mais importante é levar saúde para minha família e amigos. Amo o servir! Amo ver quem eu amo dizer que está fazendo muito bem consumir a Kombucha, essa que chamei de #KOMBUCHADAPAM”, ressalta.

Para Pâmela, ter hábitos de vida mais saudáveis é fundamental para que se tenha uma boa qualidade de vida. 

 

“A partir do momento que você decide mudar, vale cada esforço e, mudando com consciência, vale mais ainda. Quando eu decidi mudar, vi que seguir uma dieta não é sacrifício, é um novo estilo de vida, esse que é muito melhor que o antigo. Mas não pense você que eu não gosto de comer uma pizza, eu adoro e posso comer, porque a minha nutricionista me ensinou que, tendo equilíbrio, podemos nos proporcionar a uma refeição que gostamos. O melhor é aprender receitas que gostamos de comer com ingredientes melhores, um exemplo é substituir a farinha branca de um bolo, por farinha de amêndoas, farinha de aveia, entre outras e mesmo assim o seu bolo fica saboroso. Você pode ter uma vida mais saudável a partir do momento que você olhar seu carrinho de compras no mercado e tiver mais produtos para descascar do que para desembalar. Aí você pode ter a certeza que está no caminho certo”, enaltece.

 

 

Dica de consumo

A Kombucha pode ser uma excelente opção para substituir o refrigerante, pois é naturalmente gaseificada.

Notícias relacionadas