Comunidade

Vídeo: Projeto prevê instalação de canil da Polícia Civil, em Pomerode

Futura instalação do Núcleo de Operações com Cães será ao lado da Delegacia de Polícia Civil de Pomerode, na Rua dos Atiradores

25 de abril de 2024

Foto: Paulo Peruzzo/JP

Na tarde da última terça-feira, dia 23 de abril, foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Pomerode, a apresentação do projeto para a instalação de um canil da Polícia Civil, na cidade.

A reunião contou com a presença dos Delegados de Polícia Civil, Antônio Godoi, idealizador do projeto, John Endy Lamb, atual delegado de Pomerode, Ronaldo Moreto e Vitor Bianco, da Coordenadoria de Operações Policiais com Cães, COPC e demais autoridades do município.

A instalação do Núcleo de Operações com Cães será ao lado da Delegacia de Polícia Civil de Pomerode, na Rua dos Atiradores. Com a chegada do canil, na cidade, o objetivo é oferecer ainda mais efetividade na elucidação de crimes em toda a região. Os cães que operam na COPC, são animais especializados em busca de drogas e armas de fogo. Neste primeiro momento, a expectativa é que três policiais especializados e cerca de cinco cães, façam parte do núcleo pomerodense.

Segundo o Coordenador da COPC, Delegado Ronaldo Moreto, a escolha de Pomerode foi por conta da questão geográfica.

“Pomerode foi escolhida por uma questão geográfica. A cidade, em um ponto de vista operacional, é privilegiada. Nós temos um sistema efetivo de ‘cercamento eletrônico’ e nós podemos acessar com facilidade as cidades vizinhas. A receptividade também ajudou na escolha de Pomerode, afinal, a comunidade e poder público colaboram com nossas ideias e projetos futuros”, explica.

Ainda, segundo o delegado Moreto, não há uma previsão de conclusão da instalação do canil da cidade. Porém, o projeto já foi entregue à prefeitura.

“Nosso desejo é que fosse o quanto antes. Nós conseguimos a regularização de um terreno, que já está devidamente registrado em nome da Polícia Civil. É neste terreno que iremos fazer a instalação do Canil. Nós temos três policiais civis que são formados em Cinotecnia Policial, que irão nos ajudar, no futuro. Agora, é necessário regularizar o projeto e obras. Realizado isso, já podemos operar com o Núcleo de Cães”, conta.

O prefeito Ércio Kriek falou sobre a importância da instalação de mais uma unidade de segurança para o município de Pomerode.

“Primeiramente, quero agradecer ao Delegado Godoi, que tinha esta ideia de instalar o canil na nossa cidade, desde a época que trabalhava conosco. Será um local que, com certeza, vai nos trazer ainda mais segurança e ajudará no combate às drogas, que acaba destruindo famílias. Temos o projeto em mãos, esperamos dar prosseguimento com celeridade. Acreditamos que, possamos dar início às obras, daqui a dois meses”, finaliza.

Notícias relacionadas