Comunidade

Brasileira relata tensão com a explosão que chocou o mundo em Beirute, no Líbano

A brasileira Michelle Slonkowsky estava em uma praia próxima a Beirute, a cerca de 30 quilômetros do local

5 de agosto de 2020

Uma explosão de grandes proporções deixou um rastro de destruição e mortes, na tarde desta terça-feira, 04 de agosto, na cidade de Beirute, capital do Líbano. De acordo com as informações do governo libanês 2.750 toneladas de nitrato de amônio — substância usada em fertilizantes —, estavam armazenadas há seis anos no porto, sem medidas de segurança, o que pode ter causado o acidente. Ainda assim, até o momento, as autoridades não confirmaram oficialmente o que desencadeou a explosão.

A brasileira Michelle Slonkowsky estava em uma praia próxima a Beirute, a cerca de 30 quilômetros do local. Ela reside na cidade de Wroclaw, na Polônia, mas estava no Líbano visitando a família do marido, libanês. Ela relatou os momentos de tensão devido à explosão.

“Estávamos na praia, um hotel praia próximo a Beirute, jogando vôlei na praia com alguns amigos e meu marido, quando escutei a primeira explosão e perguntei para um amigo ‘o que é isso?’ e ele me falou ‘não se preocupe por estamos Líbano’ ele falou, brincando. Depois isso escutamos uma segunda explosão tão forte que chegou a doer meu ouvidos, nesse momento todo mundo estava gritando na praia e pegando as coisas foi uma gritaria desesperadora”, comenta a brasileira.

 

Michelle afirma ter imaginado que pudesse estar acontecendo um atentado. “Peguei todas as minhas coisas, meu marido gritou ‘vamos, pegue todas as coisas e corre’ e a correria começou. Fomos para as nossas cadeiras perto da piscina e ficamos olhando a fumaça no céu, meu marido começou a ligar para todos os amigos e familiares e eles começaram a informar que tinha sido uma explosão por causa de alguns fogos de artifício”, relembra a team leader, de uma empresa de tecnologia.

 

 

Minutos depois da explosão, era possível ver o céu completamente nublado pela fuligem. (Foto: Michelle Slonkowsky)

 

As primeiras informações que chegaram para as agências sobre a explosão falavam sobre a possibilidade de ser um armazém de fogos de artifício, mas depois o governo descartou a informação e afirmou que eram um depósito de nitrato de amônio.

Até o momento, ao menos 135 pessoas morreram, mais de 5 mil ficaram feridas, centenas estão desaparecidas e cerca de 300 mil estão desabrigadas, segundo o Ministério da Saúde do Líbano.

Nesta tarde, as autoridades locais decretaram estado de emergência em Beirute por duas semanas, anunciou o ministro da Informação, Manal Abdel Samad Najd, destacando que o período pode ser ampliado.

A grande explosão resultou em danos estimados entre US$ 3 bilhões e US$ 5 bilhões, disse o governador de Beirute, Marwan Abboud, a jornalistas. “Quase metade de Beirute está destruída ou danificada”, afirmou ele.

Notícias relacionadas