Comunidade

Gratidão eternizada no papel

Crianças do Peal Pomerode escrevem cartas para entidades ligadas diretamente ao enfrentamento da pandemia

19 de setembro de 2020

Gratidão. Uma palavra pequena, com um significado tão importante e especial. Aprender o real sentido e importância deste sentimento é fundamental para a formação das crianças, futuros cidadãos da nossa cidade, Estado, País e do mundo, por isso, o valor é trabalhado desde cedo nas escolas e também no Programa Espaço Alternativo (Peal), com as crianças que dele participam.

Uma das formas encontradas para se trabalhar este valor foi muito especial e cheia de emoção, confeccionando cartas para agradecer a quem trabalha incansavelmente, durante a pandemia. De acordo com a professora do Peal, Beatriz Krueger, a ideia surgiu após a leitura do livro “O carteiro chegou com as crianças”, antes da pandemia.

O objetivo, segundo Beatriz, era trabalhar a questão da comunicação através de cartas e as crianças do Peal Pomerode iriam trocar cartas com as crianças do Peal de Jaraguá. No entanto, por causa da pandemia a troca de cartas não ocorreu. “Mesmo não podendo atender as crianças presencialmente, procuramos realizar atividades a distância, para manter contato com as crianças e suas famílias. Isso foi feito de diversas maneiras: visitas de portão, encontros on-line, telefonemas e mensagens de WhatsApp e também através de cartas”, conta Beatriz. 

 

 

Pensando na atividade do início do ano que não pode ser realizada, a professora Beatriz escreveu uma carta para cada criança e as enviou pelo correio para as crianças. Em um encontro on-line as crianças compartilharam a emoção de receber as cartas, muitas delas receberam uma carta pela primeira vez. Os pais também ficaram encantados com a surpresa. 

“Através disso, e da história que ouviram as crianças decidiram escrever uma carta coletivamente onde a professora anotava as ideias das crianças. O objetivo das cartas é agradecer os profissionais que fizeram e fazem tanto por nós, principalmente durante a pandemia e isso tudo como forma de gratidão”, complementa a professora.

As cartas foram escritas pelas crianças e ficaram prontas nesta última semana. As entidades escolhidas pelas crianças foram: Escola Olavo Bilac (onde elas estudam), Secretaria da Educação, Secretaria da Saúde, os dois Postos de Saúde de Testo Central, Hospital, Bombeiros, Prefeito e funcionários da prefeitura e Policia Militar e Civil.

 

 

“As crianças sempre fazem tudo com muita alegria, mas desta vez estavam ainda mais animadas, pois sabiam como é especial receber uma carta. No encontro on-line onde as crianças decidiram escrever a carta, elas surpreenderam muito com as ideias. Conversaram como uma carta deveria ser escrita. Além disso, decidiram colocar no final um versículo Bíblico para que os destinatários soubessem que Deus está cuidando deles”, ressalta Beatriz.

A professora da instituição também enaltece a importância de incentivar a gratidão nas crianças atendidas pelo Peal, uma vez que a instituição é filantrópica e se mantém com doações da comunidade.

“Desta forma sempre trabalhamos com as crianças o tema: ‘gratidão’. Tudo o que o Peal tem e é hoje é fruto de doações e as crianças sabem disso. Desde cedo elas aprendem o valor tanto de ajudar como também de ser grato por tudo o que temos e recebemos”, finaliza Beatriz.

 

Notícias relacionadas