Comunidade

Família de morador de Pomerode cria vaquinha online para a realização de cirurgia cardíaca de urgência

Após sofrer um AVC, Concido Douglas Beck, conhecido como Dodi, descobriu um problema cardíaco que necessita com urgência de uma cirurgia para ser resolvido

30 de abril de 2024

Foto: Isadora Brehmer / JP

Foi em 29 de janeiro que a vida de Concido Douglas Beck, morador de Pomerode conhecido como Dodi, mudou completamente, ao sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“Era uma segunda-feira e eu saí para trabalhar. Porém, durante o trabalho eu passei mal. Senti uma tontura muito forte e caí, começando a vomitar, em seguida. Eu não conseguia me levantar e chamaram o socorro. Fui levado ao hospital e descobriram que eu havia sofrido um AVC. Então, me encaminharam ao Hospital Santa Isabel e recebi os cuidados necessários, mas a equipe médica quis descobrir o que havia causado o AVC no cerebelo. Fiz vários exames, até que descobrirem que eu tinha uma comunicação intra-arterial no coração, ou seja, um buraco, e neste buraco passou um coágulo que eu tinha no corpo”, relata.

Por este problema no coração, os médicos afirmaram que Dodi precisará passar por uma cirurgia, para resolver a questão. No entanto, existe urgência no quadro, pois o coração já está dilatado, afetando também seu fígado, e a qualquer momento o coração pode parar de funcionar.

“O Dodi não pode se forçar a nada, precisa ficar mais parado, pois mesmo com as pequenas tarefas o coração precisa trabalhar dobrado, devido ao buraco que há nele. Até existe a possibilidade de fazer uma cirurgia para o problema com o SUS, mas além de o tempo de espera ser maior, ela é bem mais invasiva, com corte no peito, chegam a parar o coração para o procedimento e precisam reanimar depois. E contando com a cirurgia tendo sucesso, é necessário mais de meio ano de repouso absoluto, para começar a fazer as tarefas mais simples, como pegar uma xícara, um prato, por exemplo, e depois mais um ano para ficar bem. Mesmo assim, com esta cirurgia, Dodi ficará praticamente aposentado, fora os riscos da própria cirurgia e da recuperação”, explica a esposa, Patrícia Dallazem.

No entanto, existe uma opção menos invasiva, que é o objetivo da vaquinha online criada pela família de Dodi. Após a consulta com um cardiologista especialista em casos como o do morador de Pomerode, foi apresentada uma opção de operação via cateterismo, menos invasiva.

Trata-se de um catéter, introduzido na região da virilha, que possui um fecho guiado até o coração. Com o catéter, é implantada uma prótese para fechar o buraco é importada e feita de um tecido que estimula o próprio coração a envelopá-la.

Com o procedimento tendo sucesso, o tempo de recuperação e retorno à rotina normal é de cerca de uma semana, tornando possível que Dodi volte a trabalhar, algo que é seu objetivo.

“Devido à urgência para que eu faça a cirurgia e por termos conhecimento desta opção menos invasiva, decidimos tentar arrecadar o valor necessário. Para a cirurgia, o valor necessário é de R$ 86 mil, sendo que a maior parte deste valor é relacionado à prótese. Minha filha, que é enfermeira no Hospital Santa Catarina, em Blumenau, deu a ideia de criarmos a vaquinha para tentarmos obter o valor necessário”, comenta Dodi.

O valor estipulado na vaquinha online é de R$ 94 mil, pois existem algumas despesas extras incluídas para a realização do procedimento. Caso tenha interesse em colaborar, basta clicar neste link para ajudar.

Notícias relacionadas