Banheiro de residência desaba após deslizamento de terra, em Pomerode
Caso ocorreu no bairro do Ribeirão Areia
Foto: Isadora Brehmer / JP
Na madrugada de domingo, 28 de abril, um banheiro de uma residência desabou em decorrência do grande volume de chuvas, em Pomerode.
O caso ocorreu na Rua Ribeirão Areia, quase no fim da via. De acordo com a proprietária da residência, Íris Cristina Eskelsen, de 59 anos, o desabamento ocorreu por volta das 4h30min.
“Meu filho levantou perto deste horário e foi ao banheiro. Logo depois que ele saiu, escutamos um primeiro barulho, mas achamos que poderia ser uma telha que caiu ou um animal, no sótão. Segundo depois escutamos o estrondo e quando olhamos na direção do som, vimos que o banheiro tinha desabado. Menos de um minuto antes de tudo acontecer, meu filho estava no banheiro e, por pouco, não houve uma tragédia”, conta.
A moradora e proprietária da residência acionou a Defesa Civil que esteve no local. “Percebemos que o barranco estava encharcado e eles me disseram que talvez o fundamento não estivesse fundo o suficiente. Com a infiltração de tanta água na terra, a estrutura não aguentou e tudo desabou”, completa Iris.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Pomerode, Lúcio de Bem, a equipe já esteve no local realizando uma avaliação inicial. “Vamos voltar à residência, com um engenheiro, que irá avaliar com mais exatidão qual a real situação da casa e quais serão as medidas adotadas daqui para frente”, disse.
A residência tem cerca de 60 anos, segundo a proprietária, que também relatou existirem outros reparos que precisariam ser feitos, especialmente no telhado. Provisoriamente, devido ao desabamento do banheiro, Iris e seus três filhos estão usando um outro banheiro antigo, nos fundos da residência, mas que possui alguns problemas na instalação elétrica e que precisaria do serviço de um eletricista.
“Eu trabalho como diarista e vendo algumas mudas de plantas. Um dos meus filhos trabalha em uma empresa de móveis, mas não temos tantas condições financeiras. Mesmo assim, vamos ver o que conseguimos fazer, e com certeza, vamos continuar lutando. Agradeço a Deus por meu filho estar bem, já que ele foi ao banheiro pouco antes do desabamento, pois isso é o mais importante. Os bens materiais, vamos conseguir recuperar”, relatou.
Chuva em Pomerode
Desde a madrugada de domingo, até a manhã de segunda-feira (29), segundo o monitoramento da Defesa Civil de SC, Pomerode registrou 122,1mm de chuva, sendo o terceiro município na região com maior volume de chuva.
Mesmo assim, de acordo com a Defesa Civil municipal, houve apenas a ocorrência na residência da Rua Ribeirão Areia e outras erosões de menor gravidade, sem pessoas feridas, bem como nas margens do Rio do Testo.