Comunidade

Arquitetos de Pomerode se unem à campanha “ReconstruSUL”, para ajudar na reconstrução de casas no RS

Campanha tem o objetivo de arrecadar materiais de construção, para ajudar o povo gaúcho na reconstrução de suas cidades.

13 de maio de 2024

Foto: Divulgação

Durante a última semana, diversas arrecadações de mantimentos de primeira necessidade, como água, alimentos, produtos de higiene e limpeza, roupas e outros itens, foram realizadas em Pomerode, com o objetivo de ajudar a população do Rio Grande do Sul.

No entanto, há um grupo que já está se mobilizando para as próximas semanas, pensando na reconstrução das milhares de habitações destruídas pelas águas no estado vizinho.

A campanha “ReconstruSUL”, que tem por objetivo arrecadar materiais de construção e móveis para serem doados aos gaúchos, surgiu no estado de São Paulo, por iniciativa de uma arquiteta daquele estado. E em Pomerode, os profissionais desta área decidiram aderir a esta ideia, para contribuir com seu conhecimento e contatos.

Petra Selke Volkmann, que está responsável pela campanha em Pomerode, com apoio da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Pomerode (Asseapo), conta que ficou sabendo da campanha “ReconstruSUL” enquanto pesquisava como poderia ajudar as pessoas que perderam tudo.

“A ideia surgiu a partir do sentimento de impotência, ao ver a magnitude da tragédia, com tantas cidades atingidas, além de vermos as pessoas ajudarem, mas parecer que ainda é pouco, diante de tudo o que aconteceu no Rio Grande do Sul. Então, começamos a pensar em como vai ser quando a água abaixar, o que as pessoas que perderam casas vão fazer. Eu, como arquiteta, pensei em como, na minha profissão eu poderia contribuir”, conta Petra.

A ideia é unir os arquitetos de cada cidade, para que cada um faça um ponto de coleta e, com seus parceiros, fornecedores e clientes, consiga materiais de construção novos, excedentes de obras.

Podem ser doados, por exemplo, sacos de cimento, válvulas, tubulações, ou seja, coisas que não são devolvidas em materiais de construção, mas que estão em bom estado. Outros materiais que podem ser doados para a campanha “ReconstruSUL” são: esquadrias, peças de madeira para forro, madeiramento de telhado, tijolos de demolição, cimento, revestimentos de todos os tipos, além de material hidráulico, elétrico, tinta, caixas d’água, disjuntores, fiação, espelhos de tomada, interruptores, acabamentos, lâmpadas, tubulações, cifão, vaso sanitário, torneira, cuba, além de móveis.

“Lembrando que tudo precisa estar em bom estado, pois as pessoas que perderam tudo não merecem receber algo estragado, a doação não é um descarte. Quem recebe, também merece ter algum conforto, acolhimento, com coisas que nós usaríamos em nossas obras”, reforça Petra.

Fotos: Divulgação

 

As doações em Pomerode podem ser entregues no centro comercial da empresa Volkmann, em Testo Rega, das 8h às 12h e das 13h15min às 18h, durante os dias úteis. Não foi estipulada uma data limite para as doações, mas assim que houver material suficiente para preencher um caminhão, as primeiras doações serão enviadas.

“Temos um grupo da ‘ReconstruSUL’, com vários arquitetos, tanto das cidades que estão arrecadando o material, como das cidades atingidas, para receber o material, por meio do qual faremos toda a organização de entregas das doações. São cinco arquitetas responsáveis das regiões atingidas que irão distribuir as doações, conforme a necessidade”, finaliza.

Fotos: Divulgação

 

Fotos: Divulgação

Notícias relacionadas