Educação

Escolas particulares de Pomerode pretendem retomar aulas presenciais a partir da próxima semana

Retorno depende da aprovação dos Planos de Contingência

12 de novembro de 2020

Nesta terça-feira, 10, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, publicou a Portaria n° 866 que revoga a Portaria n° 855, que liberava o ensino presencial para as escolas da rede particular de ensino da educação básica. Com a revogação as escolas particulares também seguem a Portaria 853, que autoriza o reforço pedagógico individual nas escolas das regiões de Risco Gravíssimo (vermelho) e o retorno das atividades escolares/educacionais nos Riscos Grave (laranja), Alto (amarelo) e Moderado (azul).

Portanto, com a nova determinação, as escolas particulares de Pomerode poderão retomar suas atividades presenciais a partir da próxima semana e o Colégio Doutor voltará a ter aulas presenciais. No entanto, diferente das escolas municipais que farão apenas um reforço aos alunos que tiveram dificuldade de acompanhar o trabalho à distância, o Doutor terá aulas presenciais normais.

De acordo com a diretora da instituição, Karin Hoeft, os pais assinarão um termo de compromisso, em que sinalizam se seus filhos irão ou não frequentar as aulas presenciais. “As aulas serão em sala, e, para os alunos cujos pais optarem por não participarem das atividades presenciais, as aulas serão transmitidas ao vivo para que todos possam acompanhar. Cada turma seguirá a sua grade de aulas”, afirma.

 

Caso haja muita adesão à volta, as turmas serão divididas, por dias da semana. Em alguns dias um grupo tem aula e nos outros o segundo grupo tem aulas presenciais.

O Colégio Doutor já encaminhou o seu Plano de Contingência ao Comitê Municipal e aguarda a aprovação do documento para definir a data exata do retorno das aulas presenciais.

O Centro de Educação Nossa Senhora de Fátima também aguarda a aprovação do seu Plano de Contingência e espera voltar às aulas presenciais na próxima semana. “Faremos aulas presenciais simultâneas, com um grupo de alunos em sala e outro mantendo as aulas remotamente. As aulas serão transmitidas e os todos os alunos poderão acompanhar”, explica.

No CE Nossa Senhora de Fátima foi realizada uma consulta prévia com os pais, em que aproximadamente 50% optou pelo retorno às aulas presenciais e os outros 50%, aproximados, optaram por permanecer com aulas remotas, portanto, as turmas foram divididas conforme esta consulta, sendo possível seguir as normas de segurança e distanciamento social.

Notícias relacionadas