Educação

Escola Prudente de Morais recebe apresentações do Boi de Mamão, como parte de projeto voltado à cultura

Apresentação foi parte do encerramento do projeto “Resgate da Cultura Brasileira, por meio da música e da dança”

30 de abril de 2024

Foto: Isadora Brehmer / JP

Na sexta-feira, 26 de abril, a Escola de Educação Básica Presidente Prudente de Morais recebeu uma apresentação do projeto Meu Boi-de-Mamão, de Guaramirim.

A apresentação da tradicional manifestação cultural da região litorânea de Santa Catarina é parte do projeto “Resgate da Cultura Brasileira, por meio da música e da dança” coordenado pelos professores Jerri e Jéssica. Segundo a diretora da instituição, Ketlin Weiss Perini, o projeto foi desenvolvido durante duas disciplinas eletivas, que trabalharam as diferentes culturas existentes no território brasileiro.

“Os 2ºs anos da Escola tem as disciplinas de Projeto Cultural e Práticas Corporais. Em Projeto Cultural eles estudaram as diferentes culturas brasileiras, em cada região, e em Práticas Corporais como isso é representado pela música e pela dança.  Os professores se juntaram nesta proposta, para que os alunos tentassem expressar, pela arte, o que eles aprenderam em sala, nas disciplinas”, explicou Ketlin.

As apresentações dos alunos, baseadas em diferentes culturas, foram realizadas de manhã e à tarde. Como forma de complemento, o projeto Meu Boi-de-Mamão, de Guaramirim, foi convidado a apresentar esta tradição, em Pomerode.

“O professor de uma das disciplinas, conhecendo o grupo de Guaramirim, os convidou para que eles estivessem aqui e apresentassem esta tradição, com o trabalho deles, pois requer coreografia diferente, requer as fantasias e é uma história contada, não era algo para nossos alunos fazerem de forma mais improvisada. E para tornar possível a vinda deles, os alunos realizaram a venda de lanches e doaram recursos. O resultado foi um momento ótimo de enriquecimento cultural”, frisou a diretora.

Além do Boi-de-Mamão, houve diferentes apresentações que enalteceram a culturas indígena, tradição do samba, e várias manifestações culturais que existem pelo Brasil.

“Com este trabalho os professores Jerri e Jéssica puderam oportunizar à toda a comunidade escolar um momento tanto de contato com diferentes formas de expressão musical e de dança quanto de reflexão sobre como o Brasil é rico e diversificado culturalmente falando” finalizou a diretora.

Foto: Isadora Brehmer / JP

 

Foto: Isadora Brehmer / JP

 

Foto: Isadora Brehmer / JP

Notícias relacionadas