Educação

Conheça o Projeto Gibiteca, de Pomerode premiado no Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias

Projeto foi elaborado pela atendente de biblioteca Steffanie Carvalho de Andrade Jung, da EEBM Profª Noemi V.C. Schroeder

7 de dezembro de 2023

Foto: Divulgação

A atendente de biblioteca Steffanie Carvalho de Andrade Jung, da EEBM Profª Noemi V. C. Schroerder, recebeu da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE) e do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) uma premiação inédita no Vale, que visa valorizar as práticas de incentivo à Leitura e Literatura.

O Projeto Gibiteca – Revitalizando a Biblioteca Escolar conquistou o 2º lugar no Prêmio Vale Europeu de Boas Práticas Literárias, na categoria Bibliotecas.

O concurso foi promovido pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI em parceria com a Associação de Municípios do Vale Europeu – Amve, e teve o intuito de reconhecer os talentos nas áreas do Livro, Leitura e Literatura praticados em escolas públicas municipais e bibliotecas dos municípios do Vale Europeu.

Dividido em cinco categorias específicas, foram reconhecidos projetos nas áreas de Educação Infantil; Séries Iniciais; Séries Finais; Bibliotecas e Projetos Comunitários.

O prêmio contou com a inscrição de 21 projetos, procedentes dos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Vale destacar que não houve inscritos na categoria Projetos Comunitários.

Segundo Steffanie, o objetivo do projeto foi criar a Gibiteca, um local na escola que impulsiona a leitura, expande horizontes e promove a compreensão textual e a análise crítica.

Atendente de biblioteca Steffanie Carvalho de Andrade Jung, da EEBM Profª Noemi V. C. Schroerder. (Foto: Isadora Brehmer / JP)

 

Com um acervo diversificado de gibis, quadrinhos e mangás, ela conecta os alunos a diferentes culturas, fortalecendo a diversidade e se tornando um ponto de encontro e aprendizagem. Estudos mostram que bibliotecas bem equipadas impactam positivamente o ensino, refletindo em melhores indicadores educacionais. Durante o projeto, a frequência dos alunos na biblioteca aumentou mais de 30%, e os leitores passaram de simples apreciadores para analistas críticos.

“Houve um crescente interesse pelos gibis, estimulado por mediações que destacaram histórias e personagens. Esse espaço não apenas promoveu a leitura de quadrinhos, mas também abriu portas para outros tipos de leitura, criando um apego emocional ao ambiente escolar dedicado à leitura. Alunos mais novos passaram a cuidar melhor das HQs e livros emprestados, o ‘Batmóvel’ se tornou popular durante os intervalos com a Pausa para a Leitura, incentivando breves leituras e compartilhamento de experiências entre as crianças, aumentando o interesse dos alunos pelos gibis em exposição”, conta Steffanie.

A atendente de biblioteca também relata que os resultados foram ótimos e os alunos continuam procurando muito os gibis. “Os alunos do 1º e 2º ano, que recém aprenderam a ler já estão pegando gibis para lerem sozinhos e procurando exemplares cada vez maiores. O Projeto Gibiteca fez com que os alunos criassem um vínculo ainda maior com a biblioteca e, assim, incentivamos ainda mais a leitura, dando uma nova cara para a biblioteca. E a gibiteca é um local de movimento, cultura, por meio das histórias em quadrinhos, pois as crianças se identificam com os personagens, o que faz com que elas utilizem esta identificação e convertam para a leitura, para que o hábito da leitura cresça cada vez mais”, enaltece.

O projeto ainda está sendo desenvolvido e já foi apresentado também no início desse ano no I Seminário da Rede Municipal de Educação de Pomerode. Há diversas etapas que serão concluídas em 2024, após a reforma da unidade escolar. Os alunos estão aguardando ansiosos as mudanças e novidades na biblioteca Noemi Schroeder.

Foto: Divulgação

 

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