Cultura

Artesanato de Pomerode ganha projeto com foco em empreendedorismo, sustentabilidade e mercado

Iniciativa, realizada em parceria entre Sebrae e Acip, vai estimular a economia criativa qualificada, através de investimentos de empresas privadas.

18 de maio de 2023

Foto: Divulgação

O projeto desenvolvido pelo Sebrae/SC, em parceria com a Associação Empresarial de Pomerode (Acip), vai beneficiar 40 artesãos, integrantes da Associação de Artesãos de Pomerode, a Handgemacht.

Ao longo de 2023, eles vão receber orientações para qualificar seus trabalhos e estímulos para tornar o artesanato mais competitivo no leque de diferenciais da cidade.

“O projeto vem com o intuito de fortalecer o artesanato de Pomerode, que já vem ganhando formas mais delineadas como um setor econômico da cidade. É um grupo que tem a possibilidade de desenvolver produtos inovadores e de explorar novas oportunidades de negócios, ampliando as possibilidades de comercialização. Ou seja, os artesãos poderão ampliar o nível de empreendedorismo e conquistar novos mercados”, explica Alice D’Oliveira, analista técnica do Sebrae/SC.

Uma das fortes linhas do programa é a vertente sustentável. Com o apoio e investimento de empresas privadas parceiras, como Weiku e Andritz, os artesãos terão acesso a matérias-primas residuais dessas indústrias, inserindo-se no processo de economia circular, reforçando a identidade cultural de Pomerode.

“A aproximação da indústria com os artesãos confere mais valor à marca que a cidade vem desenvolvendo em torno das suas atividades. O turismo é uma das principais, mas iniciativas como essa atrelam outros ícones que também têm um papel significativo na valorização da identidade cultural e econômica local”, reforça Alice.

Para o presidente da Acip, Fredi Zmazek Goede, o projeto deve fortalecer a imagem da produção artesanal de Pomerode como experiência turística e vai contribuir para o acesso a novos mercados para os empreendedores locais do artesanato.

“Será um salto no desenvolvimento produtivo e certamente proporcionará um aumento no fluxo financeiro deles. A profissionalização do artesanato como economia criativa vem crescendo e tende a ter um papel fundamental na economia local”, afirma.

Entre as atividades previstas, os artesãos da Associação receberão qualificações em design de produtos para criação de uma coleção inédita, que vai valorizar elementos da identidade cultural e do branding da cidade, também realizado pelo Sebrae/SC.

 

Foto: Divulgação

 

Além disso, terão acesso a outros serviços, como o de fotografia especializada para produtos artesanais, diretrizes de mídias sociais e criação de catálogo de produtos. Um Seminário de Empreendedorismo para o Artesanato, capacitação em vitrinismo e design de loja aplicada a varejo de artesanato e a participação na Feira Nacional do Artesanato, em Belo Horizonte, também estão no escopo do projeto.

“Esse programa do Sebrae é de vital importância para o nosso crescimento como artesão e como ser humano. Trabalhar com desafios faz as pessoas saírem da zona de conforto e vai ajudar a desenvolver o autoconhecimento e o trabalho em equipes, além de proporcionar sermos aquilo que buscamos ser: pequenos empreendedores”, opina Dirce Goede, presidente da Handgemacht.

 

Notícias relacionadas