Especiais

35 anos servindo a Deus e à comunidade

Pastor Aldo Beskow anuncia aposentadoria e se despede da comunidade, após mais de 30 anos de serviço religioso

25 de fevereiro de 2023

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

Após mais de três décadas dedicadas à comunidade Luterana em Pomerode, chegou a hora da despedida. O pastor Aldo Beskow anunciou que irá se aposentar da função e, assim, encerrar um capítulo de muita fé e dedicação à Igreja, depois de 35 anos servindo à comunidade, em Pomerode.

Nascido no extremo sul do Rio Grande do Sul, na região de colonização Pomerana de Arroio do Padre, Beskow viveu até os 20 anos com os pais, trabalhando na propriedade da família após o término dos estudos no Ensino Fundamental. E foi neste período que sentiu o chamado para ser pastor.

“Na Juventude, após um trabalho com o grupo de jovens, na minha comunidade de origem, e depois de muito diálogo com o pastor local, que sempre me deu muita atenção para conversar sobre a Bíblia e coisas da vida, me senti chamado para esta direção, para ser pastor. Aos 21 anos fui para Ivoti, para a Escola Evangélica, onde fiz ensino médio, e também curso técnico tradutor e intérprete, além do Pré-teológico. Lá também conheci quem seria minha esposa, Adelira, e depois entrei para a faculdade de teologia no Morro do Espelho, em São Leopoldo. No fim de 1987 me formei e a direção da igreja me enviou para Pomerode”, relata o pastor.

Aldo, sua esposa, Adelira, e sua primeira filha, Bárbara, chegaram a Pomerode em fevereiro de 1988, sendo investido no dia 21 de fevereiro daquele ano. O segundo filho do casal, Lukas, nasceu aqui, pouco depois.

“Primeiro, quando chegamos, a paróquia tinha três pastorados, com dois deles vagos. Com a minha chegada um foi preenchido. Então, por uma questão prática, o Rio do Testo passou a ser divisa dos dois pastorados. Logo assumi Rega Alta, e a comunidade de Rega. Além do Wunderwald II, o que acontecia em função da vacância de outros pastorados”, relata Beskow.

 

Reorganização da Igreja Luterana em Pomerode

O pastor Aldo já atuava em Pomerode quando houve a reorganização das áreas pastorais da Igreja Luterana em Pomerode, no ano de 1991. Antes, era um modelo centralizado, mas com o aumento das comunidades, havia a necessidade de uma organização mais orgânica, mais lógica, segundo o pastor. Assim, ficou decidido que a Paróquia seria dividida em quatro áreas pastorais e a região norte ficou com Aldo Beskow, incluindo as comunidades de Rega, Testo Alto, Alto da Serra.

Em 2003, as comunidades da região sul passaram a fazer parte da congregação de Pomerode e pudemos criar cinco novas paróquias, Apóstolo André (Testo Central), Apóstolo João (Centro), Apóstolo Paulo (Pomerode Fundos), São Marcos (região do Hospital, Wunderwald e Ribeirão Areia), e São Lucas (região Norte).

“Agradecemos muito à sensibilidade dos presbíteros e da diretoria à época, que entenderam essa questão toda, que contribuiu para o desenvolvimento da igreja em Pomerode”, relata o pastor Aldo Beskow.

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

 

Principais desafios

Segundo o pastor, no início, um dos principais desafios era lidar com a grandeza da Paróquia, na contramão da existência de apenas dois pastores para ela. Na época, antes da reorganização, a comunidade tinha cerca de 12 mil membros, que precisavam ser assistidos, por apenas dois pastores.

“Em segundo lugar havia a grande expectativa e necessidade em relação à utilização da língua alemã nas celebrações. Eu havia feito um curso de alemão, em Ivoti, mas precisei estudar muito aqui, pelo teor dos textos teológicos em alemão e pela alta demanda por parte da comunidade. Minha saída era buscar apoio na língua Pomerana (Platt), que é a minha materna, além da ajuda de presbíteros e membros da comunidade que me ajudavam na tradução das mensagens” relata Beskow.

Outro ponto muito defendido pelo pastor desde sua chegada foi a democracia em relação ao idioma em que seriam celebrados os cultos, para que houvesse celebrações em alemão e em português.

“Sempre defendi, desde a minha chegada, que o povo pudesse celebrar o culto a Deus na língua que melhor entendesse. Em 1989, um ano após eu chegar coloquei um culto por mês em português, algo que no início não era bem aceito. No entanto, hoje em dia são poucos que ainda frequentam cultos em língua alemã ou pedem ofícios para a realização de celebrações em alemão. Ainda, a partir de 2002 também colocamos o culto em língua pomerana na Festa Pomerana”, conta.

Projetos voltados aos jovens

Além de exercer suas funções tradicionais como pastor da comunidade, Aldo Beskow também esteve engajado em diversas iniciativas que visavam incluir os jovens na vivência da igreja, como, por exemplo, o estímulo à presença de novos músicos em cultos e celebrações, que aumentou com o passar dos anos.

“Nos anos iniciais tivemos muita ênfase com o trabalho com as crianças e jovens. Por exemplo, nos primeiros 12 anos fiquei encarregado da formação teológica dos orientadores do culto infantil, do antigo distrito do Médio Vale do Itajaí. Também houve muito foco à juventude, com fundação de grupos de diversas regiões, ao longo dos anos, proporcionando experiências como eventos esportivos, acampamentos, encontros, passeios. Além disso, o trabalho com grupo de casais sempre nos deu muita alegria”, afirma.

Vale destacar a contribuição do pastor Aldo Beskow em projetos voltados ao intercâmbio, com envio de universitários à Alemanha e a vinda de universitários alemães para Pomerode, como forma de fomentar a troca cultural. Além disso, houve o esforço pela vinda de uma orquestra de sopros, de uma região próxima a Hamburgo, para intercâmbio de musicistas, além da vinda da orquestra de câmara e do coral da cidade de Greifswald

 

Gratidão é palavra-chave

Após 35 anos na comunidade Luterana de Pomerode, o pastor enaltece que o sentimento maior é o de gratidão, a Deus pela oportunidade, e às pessoas que o acompanharam, pela confiança e parceria.

“Sou grato por ter sido chamado, por 10 anos, para a comissão de exames da IECLB e destaco que foi possível que eu tivesse esse ministério de 35 anos, porque alguém maior nos carregou. Foi um trabalho em fé, que tornou possível superar os desafios e dificuldades, com Ele nos sustentando. Sou grato aos colegas pastores com quem pude trabalhar, unidos pela causa, o que possibilitou progresso, crescimento, em conjunto; às muitas pessoas engajadas, que colocaram e colocam seus dons a serviço, como reflexo do amor de Deus que experimentaram e que testemunham; e especialmente à minha esposa, Adelira, que foi professora de alemão e de português, em várias escolas, pelos 35 anos que estamos em Pomerode, e que foi mãe, administradora da casa, deu aulas de culto infantil, ensino confirmatório, me ajudando, me acompanhando nos cultos, me animando quando o desânimo batia. Sem dúvida, depois de Nosso Senhor, são dela os méritos por estes 35 anos; e claro, gratidão aos meus filhos por me acompanharem nesta jornada”, agradece.

O culto de despedida do pastor Aldo Beskow será neste domingo, 26 de fevereiro, às 19h, na Associação da Porcelana Schmidt.

“Convidamos a todos, amigos, membros da igreja, com quais dividimos alegrias e tristezas nestes anos. O comparecimento de todos vai aumentar a minha alegria. Quero dizer às pessoas, membros da comunidade, que possam sempre buscar o amor e o conhecimento de Jesus Cristo, para viver em unidade, paz, visando a ajuda de muitos e para a honra e glória de Nosso Senhor”, finaliza.

Notícias relacionadas