Educação

Vivenciando o ensino superior alemão

Projeto da Universidade de Köln (Colônia) recebe estudantes para que conheçam a estrutura e opções da instituição

7 de novembro de 2020

Pela segunda vez, alunos do Colégio Sinodal Doutor Blumenau participaram do Projeto BIDS-KIDS (Betreuungsinitiative Deutsche Auslands und Partnerschulen) junto à Universidade de Köln. Trata-se de um projeto mantido pelo DAAD (Deutscher  Akademischer Austauschdienst) que visa estabelecer um vínculo de parceria, com o objetivo de estreitar ainda mais os laços entre as escolas alemãs no Brasil e uma Universidade alemã. Através do BIDS, são apresentados aos estudantes participantes os cursos oferecidos pelas Universidades, os diferentes caminhos de acesso a elas e informações sobre como organizar-se e viver como estudante, em uma cidade como Köln.

Em 2020, o Sommerkurs aconteceu em formato digital entre os dias 01 a 12 de setembro. Participaram do curso as alunas Manoela Kienen e Giovana Luiza Rahn, acompanhadas pela professora Eliani Strauss. 

Na organização e realização esteve envolvida a ex-aluna do Colégio Doutor, Pâmela Rafaela Jandre, que contatou os ex-alunos participantes Anke Reinicke e Paulo Rubens de Moraes Leme Júnior, para um compartilhamento de sua experiência na participação do Sommerkurs BIDS KIDS em 2019. O BIDS com a Universidade de Köln termina em 2021, mas já houve contato da parte de outras Universidades interessadas na parceria com o Colégio Doutor.

 

 

Após a conclusão do curso, as alunas participantes destacaram a experiência. “A princípio, pensei no Sommerkurs como uma oportunidade de praticar e melhorar o alemão. Mas, na verdade, foi também uma oportunidade para conhecer novas culturas latino-americanas, aprender um pouco sobre a cultura local de Köln (como o dialeto Kölsch) e tomar conhecimento das diferentes maneiras disponíveis para brasileiros ingressarem na Universidade de Köln”, destaca Manoela Kienen.

Durante o projeto, elas realizaram atividades dinâmicas, tais como um projeto de fotografia e uma atividade que visava a consciência ambiental, bem como tiveram a oportunidade de participar de palestras a respeito da diversidade cultural, da vivência na cidade e na universidade de Köln e das condições de ensino no atual momento que vivemos.

A experiência de participar desse intercâmbio online foi desafiadora no início, para Manoela. Porém, conforme os dias passaram, tornou-se algo mais tranquilo para ela, tanto em relação ao idioma alemão, quanto às atividades realizadas. 

“Além disso, a equipe encarregada desse intercâmbio nos esclareceu muitas dúvidas a respeito das oportunidades de estudo na Alemanha e, mais especificamente, do apoio oferecido pela Uni zu Köln aos estudantes internacionais”, enaltece.

Para Giovana, a participação no BIDS-KIDS Sommerkurs foi uma experiência enriquecedora, pois teve a oportunidade de ter contato com outras culturas da América Latina. A estudante também destaca que é interessante que a Universidade de Köln proporcione um suporte tão eficiente aos alunos estrangeiros, motivando-os e ajudando-os no momento de adaptação e durante todo o período universitário. 

“Apesar do momento difícil que todos estão passando, eles conseguiram dar um jeito de realmente fazer acontecer e ser um momento de aprendizado mesmo que digital, fazendo bom uso de vários recursos gratuitos disponíveis. Foram reuniões importantes para o meu crescimento pessoal e acadêmico, não só na língua alemã, mas como um todo na minha vida. Com essa oportunidade, tive contato com a cultura alemã e pude esclarecer ideias sobre como são as universidades na Alemanha e também sobre o acolhimento com os estudantes internacionais”, ressalta.

Em 2019, Anke e Paulo tiveram a oportunidade de visitar a cidade de Köln para participarem do projeto, e chegaram à Alemanha em 10 de maio daquele ano, ficando na Europa por duas semanas. Paulo conta que participou de diversas atividades de integração com outros membros do projeto, que vieram de países da América do Sul. 

“Aprendi também bastante sobre o sistema escolar alemão, o cotidiano de um universitário e a história da Universidade de Köln. Chegamos até a produzir uma música do projeto em um estúdio profissional. Além disso, as atividades do projeto englobaram visitas a pontos conhecidos da cidade, como a maravilhosa Catedral de Colônia (Kölner Dom) e o estúdio da emissora de TV WDR. Também tivemos o prazer de assistir à orquestra da Kölner Philharmonie”, relata. 

 

Paulo enaltece a experiência enriquecedora, em outro país. (Foto: Arquivo pessoal)

Anke destaca que teve a oportunidade de ficar hospedada em uma casa de família, onde exercitou o idioma alemão. “Nessas duas semanas, fiquei hospedada na cidade de Hürth, em uma casa de família, cuja filha estudava no Albert-Schweitzer-Gymnasium. Para realizar o trajeto até a universidade, íamos juntas de bicicleta até o Gymnasium, onde ela estudava. Lá, eu me encontrava com outros participantes estrangeiros do Sommerkurs, e então íamos juntos de Straenbahn (trem urbano) até a universidade”.  

O estudante que vivenciou o projeto, na Alemanha destaca que a experiência foi muito rica e proveitosa. “A melhor parte, para mim, foi vivenciar a rotina na Alemanha. Apesar da curta estadia, foi um período muito proveitoso e de muito aprendizado. Participar de um evento internacional como esse é, sem dúvida, uma experiência muito valiosa, enriquecedora e mais um passo conquistado graças à língua alemã. Estar em contato com o alemão a todo momento foi uma ótima maneira de treinar a compreensão e a espontaneidade nas conversas. Gostaria de agradecer ao Colégio Sinodal Doutor Blumenau pelo incentivo constante ao aprendizado do alemão, e, especialmente, à professora Eliani Strauss pela sua dedicação que muito contribuiu para que eu pudesse participar do Sommerkurs em Köln”.

Já Anke também agradece pela vivência enriquecedora. “Foram momentos únicos, dos quais nunca me esquecerei. Uma verdadeira oportunidade de crescimento pessoal. Ao vivenciar uma cultura diferente, pude desenvolver diversas habilidades e competências. Além de aprimorar meus conhecimentos de língua alemã, percebi o verdadeiro significado de resiliência, pois tive que me adaptar a diferentes circunstâncias. Enxergar o mundo de outro ângulo é revolucionário. Gostaria ainda de deixar registrado meu agradecimento ao Colégio Doutor. É com muito carinho e gratidão que falo dessa escola que, depois de tantos anos de estudo, tornou-se uma segunda casa para mim. Agradeço também a professora Eliani Strauss, que sempre apoiou e acreditou em seus alunos. A Frau Strauss, além de excelente professora, é uma excelente pessoa. Sem eles, nada disso teria acontecido. Ambos nunca mediram esforços para o sucesso dos alunos. Só tenho a agradecer”, enaltece.  

 

Anke participou do BIDS Sommerkurs no ano passado, em Köln. (Foto: Arquivo pessoal)

Vale lembrar que, para ingressar na Universidade de Köln é necessário que o estudante tenha o Deutsches Sprachdiplo II (DSD II), diploma este que o aluno pode conquistar, acompanhado com afinco a ampla carga horária oferecida pelo Colégio Doutor na área da Língua Alemã, aulas estas ministradas por professoras com excelente formação e muita dedicação.

 

Notícias relacionadas