JP Saúde

Sexagem Fetal: é menino ou menina? Tudo sobre o exame que identifica o sexo do bebê

Entenda mais sobre o exame com as informações do bioquímico Rodrigo Rodrigues e tire suas principais dúvidas.

11 de dezembro de 2022

Foto: Divulgação

A sexagem fetal é um exame capaz de identificar logo nas primeiras semanas de gestação se o bebê é menino ou menina.

No Laboratório Sandrini é possível realizar o exame para saber o sexo do bebê com excelência e segurança.
Entenda mais sobre o exame com as informações do bioquímico Rodrigo Rodrigues e tire suas principais dúvidas.

O exame pode ser realizado a partir da 8ª semana de gestação, é um exame não invasivo que permite saber o sexo do bebê. O exame de sexagem fetal é feito através de coleta de sangue, onde é possível visualizar, por meio de biologia molecular, amostras de fragmentos do DNA do feto e assim identificar o sexo do bebê. Não é necessário nenhum preparo prévio e o resultado é liberado cerca de 5 a 10 dias.

O exame identifica a presença ou não do cromossomo Y, que se for identificado significa que os pais terão um menino. Caso só tenha a presença de cromossomos X, o resultado indica a gravidez de uma menina.

 

Interpretando o resultado do exame

O exame pode apresentar apenas dois resultados. Se houver a presença da região SRY, indicando a presença do cromossomo Y, significa que o bebê é menino. Já se o exame apontar a ausência da região SRY, indicando ausência do cromossomo Y, é uma menina.

 

Como o exame funciona em uma gravidez de gêmeos? 

Em caso de gestação de gêmeos, ainda é possível realizar o exame de sexagem fetal. Se a gestação for gemelar bivitelina, que é quando há a formação de duas placentas, o resultado pode ser parcial, ou seja, não é sempre que dá para saber o sexo de ambos os bebês.

Se o exame mostrar a presença do cromossomo Y, significa que pelo menos um dos bebês é do sexo masculino. Se não mostrar o cromossomo Y, significa que ambos os bebês são do sexo feminino.

Quando a gestação é univitelina, onde os bebês dividem a mesma placenta, o resultado significa que é o mesmo sexo para ambos os fetos.

 

É seguro o exame de sexagem fetal?

Sim, o exame não apresenta nenhum risco para a mãe ou para o feto.

 

Quando o exame de sexagem fetal pode dar errado?

Algumas situações podem afetar o resultado do exame, como o transplante de sangue ou órgão recebido por um homem. Também afeta quando a mulher fez algum procedimento de fertilização, os embriões masculinos ainda podem estar presentes.

Segundo Rodrigo Rodrigues, o exame de sexagem fetal apresenta alta especificidade e é de grande segurança, não apresentando nenhum risco para a mãe ou para o feto e também é importante ressaltar que este exame não identifica problemas genéticos.

Notícias relacionadas