JP Saúde

Cólica renal: a vilã do verão

Os sintomas incluem dor intensa e súbita na região lombar com irradiação para o abdome, frequentemente acompanhada por náuseas e vômitos.

8 de março de 2024

Foto: Envato Elements

A cólica renal é uma condição muito dolorosa causada pela passagem de pedras nos rins, conhecidas como cálculos renais. Essas pedras se formam a partir de substâncias presentes na urina e podem variar em tamanho, quantidade e localização nos rins. Quando esses cálculos se movem pelos ureteres, tubos que ligam os rins à bexiga, podem causar cólicas renais.

Os sintomas incluem dor intensa e súbita na região lombar com irradiação para o abdome, frequentemente acompanhada por náuseas e vômitos. Caso suspeite de cólica renal, é crucial procurar ajuda médica. O diagnóstico é geralmente feito por meio de exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia. A tomografia é o melhor exame de imagem para o diagnóstico deste enfermidade.

Os tratamentos variam de acordo com o tamanho e a localização dos cálculos. Beber bastante água é crucial para ajudar na eliminação natural das pedras. Em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos para aliviar a dor e facilitar a expulsão das pedras ( tratamento expulsivo).

Os tratamentos cirúrgicos endoscópicos incluem técnicas minimamente invasivas, como a ureteroscopia, em que um pequeno tubo flexível é inserido no ureter para localizar e remover as pedras. Não há necessidade de cortes para a realização deste tipo de cirurgia, com alta hospitalar no mesmo dia e retorno precoce as atividades diárias. Além disso, a nefrolitotripsia percutânea pode ser realizada para o tratamento de cálculos renais maiores, envolvendo a inserção de um instrumento através da pele para acessar e fragmentar pedras no interior do rim. A cirurgia laparoscópica também é uma possibilidade de tratamento.

Esses procedimentos endoscópicos visam minimizar o desconforto e acelerar a recuperação. No entanto, a escolha do tratamento depende da avaliação médica e das características específicas do caso.

A prevenção da formação de cálculos renais inclui a manutenção de uma hidratação adequada, a adoção de uma dieta equilibrada e a redução do consumo de alimentos ricos em sódio, substância que contribui para a formação das pedras.

Em resumo, a cólica renal é uma condição dolorosa causada pela movimentação de pedras nos rins. O tratamento pode envolver medidas simples, como aumento da ingestão de água, ou procedimentos médicos mais complexos, dependendo da gravidade do caso. A prevenção desempenha um papel crucial na gestão dessa condição.

 

Contatos:

A Vitalität Clínica Integrada fica localizada anexa ao Hospital e Maternidade Rio do Testo (sala 33)

Contato: 3304-8425 / 99703-0506

Facebook: Vitalität Clínica Integrada

Instagram: @vitalitat.clinicaintegrada

Notícias relacionadas