JP Saúde

Lentes de contato e facetas dentais: quais as diferenças e vantagens

Segundo o odontologista Dr. Marcelo Machado, as diferenças entre as lentes dentais e facetas estão principalmente na espessura em que estes materiais possuem.

1 de julho de 2024

O dr. Marcelo Machado explicou as diferenças entre as técnicas. (Foto: Isadora Brehmer / JP)

Cuidar do seu sorriso e, assim, dar atenção ao seu bem-estar, à autoestima e à qualidade de vida são alguns dos benefícios da utilização de lentes de contato e facetas dentais.

Estes dois recursos são finas lâminas de materiais cerâmicos ou resinosos, realizadas sobre a superfície dental com a função de recuperar alguma parte perdida do dente, como parte de uma fratura por exemplo ou para equilibrar a estética do sorriso, quando a cor, forma ou o tamanho da estrutura dental não estão adequadas.

Segundo o odontologista Dr. Marcelo Machado, as diferenças entre as lentes dentais e facetas estão principalmente na espessura em que estes materiais possuem. Segundo o especialista, as lentes possuem cerca de 0,2mm e são fabricadas quase sempre em materiais cerâmicos. Pelo fato de serem ultrafinas, elas não podem ser utilizadas para dentes muito manchados ou escurecidos.

Já as facetas dentais possuem de 0,3 a 0,7mm de espessura e são utilizadas tanto em materiais cerâmicos quanto em materiais resinosos, e são muito utilizadas para mascarar dentes escurecidos, com manchas muito acentuadas ou quando houve alguma parte do dente fraturada.

“É muito importante nos exames clínicos e complementares, verificar qual a melhor indicação para cada caso, pois os preparos realizados sobre a camada de esmalte dental precisam camuflar as superfícies dos dentes em questão. Uma vez que a técnica foi bem indicada, os resultados são excelentes”, afirma o dr. Machado.

O odontologista também reforça que uma das vantagens do uso de lentes de contato e facetas dentais é a sua durabilidade, pois ambas as cerâmicas (também chamadas de porcelanas), são mais estáveis e duradouras.

“A técnica de lentes e facetas se difundiu muito nos últimos anos, fazendo com que muitas pessoas conhecessem suas possibilidades estéticas e funcionais. Porém, é muito importante entender que este desejo por um sorriso mais bonito precisa ser realizado por um profissional criterioso, e com experiência nesta área”, reforça.

O Dr. Marcelo Machado possui extensa experiência na confecção de lentes e facetas, tendo realizado mais de 1.500 destes minuciosos trabalhos ao longo de seus 27 anos em Pomerode. Hoje, 100% de seus planejamento e moldagens para estes tratamentos são realizados digitalmente, aumentando a precisão das adaptações destas estruturas, de forma muito mais cômoda e fácil.

“O caminho para um resultado final naturalmente bonito passa por um rigoroso planejamento e execução de detalhes, até a colagem destas lentes ou facetas. Dependendo do material de escolha, são tratamentos que podem durar dezenas de anos, pois são bastante resistentes e fáceis de adaptação. As lentes ou facetas modificam de fato o sorriso das pessoas, podendo melhorar sua percepção de si, melhorando sua autoestima e sua interação social. Faça uma avaliação e converse conosco sobre as possibilidades para o seu caso”, convida o especialista.

Notícias relacionadas