JP Saúde

Reversão da Vasectomia: reconquistando a possibilidade de paternidade

Confira as informações sobre o procedimento, de acordo com o Dr. Raphael Lahr, urologista.

29 de novembro de 2023

Foto: Envato Elements

A vasectomia é um procedimento cirúrgico comum usado por homens que desejam interromper permanentemente a sua capacidade de ter filhos. No entanto, a vida é cheia de surpresas, e às vezes as circunstâncias mudam. Se você passou por uma vasectomia no passado e agora deseja recuperar a oportunidade de ser pai novamente, a reversão da vasectomia pode ser uma opção emocionante.

 

Indicações para a Reversão da Vasectomia:

1. Desejo de Paternidade: A principal razão para considerar a reversão da vasectomia é o desejo de ter filhos após uma mudança de circunstâncias, como um novo relacionamento ou a simples decisão de aumentar a família.

2. Boa Saúde: A reversão tende a ser mais bem-sucedida em homens que estão em boa saúde geral. Condições médicas subjacentes podem afetar os resultados.

3. Tempo desde a Vasectomia: Quanto menos tempo tiver passado desde a vasectomia, maior a probabilidade de sucesso na reversão. No entanto, a reversão pode ser bem-sucedida mesmo após muitos anos.

 

Cuidados Pós-Operatórios:

Após a reversão da vasectomia, é essencial seguir as orientações médicas cuidadosamente para maximizar as chances de sucesso e uma recuperação tranquila:

1. Repouso: Descanse bastante nos primeiros dias após a cirurgia. Evite atividades extenuantes por pelo menos uma semana.

2. Gelo: Aplicar gelo na área cirúrgica pode ajudar a reduzir o inchaço e o desconforto.

3. Medicamentos: O médico pode prescrever medicamentos para aliviar a dor e prevenir infecções. Tome-os conforme as instruções.

4. Suporte Escrotal: Usar cueca boxer ou um suporte escrotal especial pode oferecer suporte e conforto à área durante a recuperação.

5. Abstinência Sexual: É fundamental abster-se de atividade sexual por um período determinado pelo médico para permitir que a área se cure adequadamente.

6. Acompanhamento Médico: Agende consultas de acompanhamento com seu médico para verificar a recuperação e discutir o progresso.

Lembre-se de que a reversão da vasectomia não garante automaticamente o sucesso na concepção. Pode levar algum tempo para que os espermatozoides retornem ao seu esperma após o procedimento. Assim, seja paciente e realista em relação ao processo de concepção.

Antes de decidir pela reversão da vasectomia, discuta suas opções e expectativas com um urologista ou especialista em fertilidade. Eles podem orientá-lo com base em sua situação específica e fornecer informações detalhadas sobre as taxas de sucesso e os cuidados necessários após o procedimento.

 

A Vitalität Clínica Integrada

Localizada no Hospital e Maternidade Rio do Testo, a Vitalität Clínica Integrada conta com uma equipe multidisciplinar, para atender a diversas necessidades. Fazem parte das especialidades atendidas a Urologia, Medicina Esportiva e a Geriatria.

Tudo isso, em um ambiente seguro e confortável para o atendimento, com uma estrutura nova para proporcionar o melhor atendimento.

 

Contatos:

A Vitalität Clínica Integrada fica localizada anexa ao Hospital e Maternidade Rio do Testo (sala 33)

Contato: 3304-8425 / 99703-0506

Facebook: Vitalität Clínica Integrada

Instagram: @vitalitat.clinicaintegrada

Notícias relacionadas