JP Saúde

Saúde do homem: previna-se contra o câncer de próstata

O diagnóstico é feito por meio da biópsia de próstata.

26 de novembro de 2022

Foto: Envato Elements

O homem não tem por hábito ir ao médico. São vários os fatores que o leva a não se prevenir, sendo um deles o fato de achar que com ele nunca acontecerá nada.

É importantíssimo fazer avaliações anuais, uma vez que muitas doenças não causam nenhum sintoma nos seus quadros iniciais. E o grande problema desse silêncio é que quando surgem os sintomas, a doença já pode estar avançada ( por exemplo, um infarto agudo do miocárdio, o diabetes melitos e dentre os variados tipos de cânceres, o câncer de próstata – o câncer mais comum do homem).

Com o envelhecimento masculino, as doenças cardiovasculares são as maiores causadoras dos óbitos na população em geral.

O Novembro Azul é um movimento internacional que começou em 2003 na Austrália, e, desde então, busca a conscientização da sociedade para a importância da prevenção como forma de garantir mais saúde à população masculina.

 

Novembro Azul e o câncer de próstata

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula que só o homem possui. Localiza-se abaixo da bexiga e na frente do reto. É responsável pela produção do sêmen (líquido espesso que contém os espermatozoides), que é liberado na ejaculação.

Apesar de ainda não sabermos a causa específica do câncer, seu aparecimento é decorrente de uma multiplicação desordenada das células da próstata.

Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem uma evolução silenciosa. Quando alguns sintomas começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Lembro aqui a diferença com o aumento benigno da próstata (HPB), em que os sintomas obstrutivos e irritativos devem-se a um crescimento da glândula (que não está relacionado com o câncer).

 

Quem deve fazer o exame preventivo?

Todo homem acima dos 50 anos e aqueles com mais de 45 anos e com história familiar positiva para o câncer de próstata devem fazer os exames de triagem.

Como é diagnosticado o Câncer de Próstata?

O diagnóstico é feito por meio da biópsia de próstata. Sua indicação é realizada por alteração no toque retal e/ou PSA (exame de sangue). Vale ressaltar que o toque retal é um exame rápido, indolor e de extrema importância, porque existem casos de pacientes com o exame do PSA normal e que apresentam lesão cancerígena (até 20% dos casos).

 

Como podemos tratar o câncer de próstata?

Os tratamentos devem ser individualizados e únicos, de acordo com as necessidades de cada paciente, considerando a idade, estadiamento do tumor, o grau histológico (Gleason), o tamanho da próstata, as comorbidades, a expectativa de vida, os anseios do paciente e os recursos técnicos disponíveis. Lembro que a cirurgia laparoscópica e a cirurgia robótica trouxeram inúmeros ganhos aos pacientes, diminuindo as taxas de impotência e incontinência urinária.

Contatos:

A Vitalität Clínica Integrada fica localizada anexa ao Hospital e Maternidade Rio do Testo (sala 33)

Contato: 3304-8425 / 99703-0506

Facebook: Vitalität Clínica Integrada

Instagram: vitalitat.clinicaintegrada

 

Notícias relacionadas